Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

Diet Prada desmascara o plágio na Moda

Com as redes sociais e o boom dos blogs/igers de Moda, criou-se um novo mercado: o inspired. Quem não tem condições financeiras para comprar um artigo de luxo, como uma bolsa Chanel ou uma camiseta Balmain original, adquire na internet uma peça tida como “inspirada” nestas marcas.

O produto é vendido como algo “inspired”, mas é uma imitação do verdadeiro. Não só as empresas tidas como populares fazem uso desse artifício mercadológico, como também as próprias marcas de luxo produzem cópias de outras labels do mesmo nicho. Tais medidas são tão escancaradas por algumas companhias, que já tem até perfil no instagram dedicado ao tema: o @Dietprada.

 

A conta foi criada em 2014 pela dupla Lindsey Schuyler e Tony Liu. Atualmente, o Ig apresenta 1.6 milhão de seguidores e é dedicado a fazer comparações de produtos plagiados dentro da indústria fashion. Por fazer esse tipo de conteúdo, os criadores do Diet Prada não são bem-vindos por muitos estilistas. Ao mesmo tempo, em que são temidos e odiados, eles têm muitos fãs, chamados de Dieters.

 

Os criadores do Diet Prada. Crédito: Metrópoles |BOF.

A dupla ganhou esse reconhecimento por estimular a transparência na Indústria e contribuir com movimentos importantes, como o #Metoo. Além disso, difundiu debates interessantes sobre o papel da Moda frente à sociedade. Como por exemplo, o caso da Loewe´s, que polemizou ao criar uma roupa idêntica às que eram usadas nos Campos de Concentração, durante a Segunda Guerra Mundial. 

View this post on Instagram

Unable to see anything but concentration camp uniforms in this $1,840 ensemble from @loewe ‘s William De Morgan capsule, a collection meant to “capture a freedom of imagination”. But with the particular stripe proportions and layout, uniform-style garments, and prominent chest patches, there’s not actually much left to the imagination when the resulting look is so uncannily disturbing. Fast fashion retailers like Urban Outfitters and Zara have had similar products slip through the cracks, which were generally blamed on third-party vendors and swiftly destroyed. Loewe has week-old comments calling this out on post featuring a black and white image from @britishvogue … when will we see a response? • #Loewe #jwanderson #williamdemorgan #loewewilliamdemorgan #britishvogue #capsulecollection #fashion #designer #luxury #luxurybrand #fail #insensitive #holocaust #holocaustmemorial #uniform #prisoner #stripes #stripeshirt #pajamas #history #wwii #loewebag #jwandersonconverse #jwandersonxuniqlo #fashionfail #zara #urbanoutfitters #model #news #dietprada

A post shared by Diet Prada ™ (@diet_prada) on

Ao ganharem influência, eles não puderam ser mais ignorados pelo mercado. Tornaram-se reconhecidos no setor e foram considerados pelo Business of Fashion como uma das contas mais relevantes do cenário fashion.

View this post on Instagram

Bad blood with your former employer, Hedi? @gucci ‘s signature horsebit makes its way into the @celine FW19 collection. Gucci’s been using the horsebit since 1953, but a quick google search for vintage Céline shows plenty of items with their own horsebit. Founded as a made-to-measure children’s shoe line, the French house eventually expanded into ready-to-wear in 1960. Likely not as major then as we know Phoebe to have made it, we wonder if they were even just knocking off Gucci back then? Fair game to revive another house “signature”, or is Hedi just stirring the pot and escalating that Kering/LVMH rivalry? • #celine #celinebyhedislimane #hedislimane #lvmh #kering #gucci #rivalry #horsebit #leather #bags #meme #devilwearsprada #merylstreep #groundbreaking #pfw #parisfashionweek #saintlaurent #yvessaintlaurent #wiwt #ootd #mirandapriestly #boho #longlivephoebephilo #phoebephilo #lvmh #dietprada

A post shared by Diet Prada ™ (@diet_prada) on

Em 2019, eles entraram para a lista das 100 pessoas mais criativas da revista Fast Company, e estiveram no Brasil para participar do Iguatemi Talks, evento realizado em São Paulo, no Shopping homônimo.

POST A COMMENT