Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

Começa a Semana Fashion Revolution 2020!

O movimento Fashion Revolution realiza a partir de hoje (20) uma Semana dedicada a debater e questionar as condições de trabalho na indústria têxtil, consumo e processos sustentáveis no mundo da Moda.  O evento nacional vai até o dia 26 de abril. 

Por conta do Isolamento Social, causado pelo novo Corona Vírus, a Semana Fashion Revolution 2020 será completamente digital. Outra novidade, é que pela primeira vez, Roraima terá uma programação local do Movimento Internacional.  

 

A campanha de 2020 aborda quatro temas: consumo, composição, condições de trabalho e ações coletivas. A programação, que acontece simultaneamente em mais de 100 países, terá lives diárias no insta do Fashion Revolution Brasil e vídeos, com participações de pesquisadores, educadores, trabalhadores da cadeia produtiva, criativos, agências de tendências, ONGs, imigrantes, políticos, ambientalistas e cooperativas de periferias.

 

Veja abaixo a programação NACIONAL no insta @fash_rev_brasil

20/04 às 19 horas – Abertura e o Futuro do Consumo 

Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu

Fernanda Simon, diretora executiva do Fashion Revolution Brasil

21/04 às 19 horas – Educar para Revolucionar 

Yamê Reis, IED

Eloisa Artuso, diretora educacional Fashion Revolution Brasil

22/04 às 19 horas – Plástico, oceanos e a moda: Qual a relação? 

Paulina Chamorro, jornalista ambiental

Gabriela Machado, Roupartilhei

23/04 às 19 horas – Qual é a situação dos trabalhadores do Brasil durante a pandemia? 

Carla Aguilar, do CAMI – Centro de Apoio e Pastoral do Migrante

Iara Vidal, representante Fashion Revolution Brasília

24/04 às 11 horas – Ideias para adiar o fim do mundo 

Ailton Krenak – líder indígena, ambientalista e escritor

Iara Vidal, representante Fashion Revolution Brasília

24/04 às 19 horas – 7 anos após Rana Plaza  

Leonardo Sakamoto, Repórter Brasil

Eloisa Artuso, diretora educacional Fashion Revolution Brasil

25/04 às 19 horas – Ação Coletiva: como a sociedade civil pode se organizar por um bem comum 

Maristella Ianuzzi, ONU Mulheres

Marina de Luca, Moda Limpa

26/04 às 19 horas – A moda que queremos 

Lilyan Berlim, professora e escritora

Fernanda Simon, diretora executiva do Fashion Revolution Brasil

 

Além das lives no perfil oficial do Movimetno, ocorrerão mais de 90 ações online, articuladas por 65 representantes voluntários em parceria com atores da cena local.

Roraima 

Em Roraima, a programação será a seguinte: 

A representante local do evento é a Designer de Moda e instrutora do Senac Roraima, Jéssica Alves. Ela explica a importância do nosso estado estar presente na Semana Fashion Revolution

A data de início do Movimento Fashion Revolution é o mesmo dia que ocorreu o desabamento do edifício Rana Plaza, em 2013. Este acontecimento serviu para levantarmos o incentivo a uma maior transparência, sustentabilidade e ética na indústria da Moda. Anualmente, na Semana Fashion Revolution, intensificamos ações e eventos provocando a conscientização dos setores da moda, em seus diversos segmentos, inclusive o consumidor, através de perguntas como: #QuemFezMinhasRoupas? #DoQueSãoFeitasMinhasRoupas?

 

Jessica também ressaltou a relevância deste evento internacional ter uma programação específica em Roraima.

Após a vinda dos Shoppings, percebo um crescimento de marcas e empresas do segmento de moda no estado, além da demanda por eventos, cursos e o interesse da população pela área. Vale ressaltar também que a maioria do mercado de Moda local é liderado por jovens e mulheres, as questões levantadas pelo movimento são pertinentes aos modelos de negócios que vão surgindo assim como revelar a importância da transparência no setor.
Quase em sua totalidade o mercado de Moda local é de varejo e feito através de compra de fornecedores de outros estados e pouca produção local, os temas que levantamos nas nossas perguntas despertam a curiosidade e a busca por informações que agreguem o negócio local rumo à uma indústria mais justa, ética e ecológica.

Acompanhe a programação completa no hotsite Semana Fashion Revolution.

Fashion Revolution 

O Movimento foi criado após um conselho global de profissionais da Moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que causou a morte de mais de mil trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos.

A tragédia aconteceu no dia 24 de abril de 2013 e as vítimas trabalhavam para marcas internacionais, em condições análogas à escravidão. 

A campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo.

No Brasil, o Fashion Revolution atua há 5 anos e hoje está estabelecido como Instituto Fashion Revolution Brasil. 

POST A COMMENT