Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

Diário de uma ansiosa – Cap. 01

Resolvi escrever esse relato pessoal para abordar alguns dos sintomas que me fazem ser ansiosa. Tido como Mal do Século XXI, a Ansiedade provoca uma série de sensações. Acho que a principal delas é levar ao exagero: a gente quer viver demais, é preocupad@ demais, se cobra demais.

A seguir, listo algumas das sensações que tenho: 

Vive no Futuro ou no passado

Mestre Yoda sempre sensato: Impossível ver, o futuro é.

 

Como ansiosa, vivo no futuro ou no passado. Nunca no presente.  Ora fico preocupada com o que poderá ocorrer no futuro, ora eu rumino as coisas que aconteceram no passado. Hoje, com as técnicas meditativas e após anos de terapia, consigo identificar os gatilhos e me puxar de volta ao momento presente. É um processo, que hoje tento controlar.

 

 

Compulsão Alimentar

Sou uma formiga inveterada. Gente, açúcar é viciante. E, eu sou compulsiva em chocolate. Se estou estressada, cansada, feliz, triste, corro para o chocolate. Já estou “careca de saber” que o excesso faz mal, mas as emoções dominam a razão. Pelo menos, comigo funciona assim. Racionalmente, sei que preciso retornar à Terapia e fazer uma mudança de hábitos. Por enquanto, estou na tentativa. Mas, sou brasileira, né?

 

Palpitações e sensação de morte

Comigo aconteceu há alguns anos. É horrível! Você sente que vai morrer, seu coração bate tão rápido, que você pensa: “É isso! Vou Morrer! Me leva para o hospital agora!”. Quando cheguei na Emergência, o médico aplicou um sedativo, que fez eu melhorar na hora. Depois, ele foi bem legal e me tranquilizou dizendo o que, naquele momento, eu nem imaginava: Você tem Ansiedade.

 

Sem Ar

Junto com as palpitações, com o tempo, eu percebi que prendo a respiração de forma involuntária, o que me faz ficar sempre cansada. Daí vem a Meditação, que me ajuda a identificar esses momentos e a respirar de forma pausada, além de me fazer prestar atenção no meu próprio corpo.

 

Preocupação excessiva

Sabe quando alguém diz: “Tenho que te contar alguma coisa amanhã!”. Se você fala para alguém que é ansios@ essa frase, provavelmente, el@ não vai conseguir dormir. Pelo menos comigo é assim. Se penso que magoei alguém ou falei algo que não devia, fico me martirizando e esperando para que o dia seguinte chegue e eu tenha a oportunidade de pedir desculpas. Na maioria das vezes, essa preocupação toda é só coisa da minha cabeça! A pessoa não tava “nem aí”!

Distração

Sou uma pessoa que se distrai muito fácil, principalmente, quando me ocupo de várias coisas ao mesmo tempo (Por sinal, outro traço do transtorno de ansiedade é ser multitarefas). Pra mim, quando tenho muitas atribuições, eu acabo por ficar extremamente ansiosa, justamente, porque quero fazer todas as atividades perfeitamente bem. Quando não dou conta, fico frustrada.

 

 

Insônia

Tenho tido essa bendita Insônia, principalmente, depois que virei mãe. Meu sono está levíssimo e, quando consigo dormir, só falto chorar de emoção (Literalmente!😂).

Como eu fico quando tento dormir e não consigo…. hahahaha.

 

Quem aí já teve esses sintomas? Se tiver, procure ajuda! 

 

 

 

Foto de abertura: Photo by Freshh Connection on Unsplash

POST A COMMENT