Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

Você conhece a importância da gratidão?

 

Hoje, dia 06 de janeiro, é dia da Gratidão. Uma palavra muito colocada em hashtags nas redes sociais, mas será que é realmente posta em prática? Você sabe o que é Gratidão?

Gratidão, vem do latim gratitudine e significa reconhecer que algo de bom aconteceu com você. Desde as coisas mais simples, como respirar, até fazer uma viagem, comprar a casa própria ou ter um filho, por exemplo.

Não basta dizer ou escrever Gratidão. É preciso, principalmente, senti-la verdadeiramente. E os benefícios são provados cientificamente.

De acordo com o site The Cut, pesquisadores da Universidade de Indiana, nos Estados Unidos, descobriram que a Gratidão pode gerar grandes mudanças cerebrais. Em um estudo publicado no periódico NeuroImage revelou que, depois de poucos meses exercitando a gratidão por meio da escrita, o cérebro passa a se sentir mais condicionado a ser grato.

A pesquisa foi feita com 43 voluntários que faziam terapia para tratar depressão e ansiedade. 22 deles foram chamados para a “sessão de gratidão”: nos três primeiros encontros, eles tinham que passar 20 minutos escrevendo cartas que revelavam gratidão pelo destinatário. O outro grupo não participou do exercício.

Após três meses, todos passaram por um escaneamento cerebral, que ocorria de forma simultânea a outro exercício, em que eram exibidas fotos de pessoas que, teoricamente, teriam feito grandes doações de dinheiro à pesquisa. Os participantes deveriam agradecer a eles pelo investimento.

O resultado constatou que, quem escreveu as cartas demonstrou mais atividade cerebral nas áreas relacionadas ao sentimento de gratidão. Outro ponto destacado na pesquisa é que praticar a gratidão causa um efeito duradouro. De acordo com o estudo, depois da experiência, é como se a massa cinzenta do nosso cérebro “lembrasse” do comportamento e passasse a agir mais dessa forma. Portanto, quanto mais você pratica a gratidão, mais você tende a senti-la espontaneamente no futuro, o que contribui para reduzir sentimento de tristeza e melhorar o bem-estar.

Foi observado também que, quanto mais grato nos sentimos, cresce a probabilidade de agirmos de forma benéfica em relação aos outros, o que cria um ciclo virtuoso em torno da gratidão.

Vamos ajudar o nosso cérebro a se adaptar a esse sentimento tão bonito. Quanto mais gratidão, mais saúde. Vale reforçar que a Gratidão libera os chamados “hormônios da felicidade”, o que gera uma atitude mais positiva em relação à vida.

Créditos: https://medium.com/@patycalazans

A nossa dica é escrever três motivos pelos quais você é grato todos os dias. Pode ser ao acordar ou antes de dormir. Se preferir, junte a família toda e faça um pote da gratidão. Anote os seus motivos de ser grato em papéis recortados e jogue dentro de um recipiente todos os dias.

Foto de abertura: Gabrielle Henderson on Unsplash

POST A COMMENT