Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

A Saúde Emocional das mulheres na Pandemia

Cozinhar, passar, arrumar a casa, cuidar dos filhos, manter a produtividade no trabalho, além das preocupações ocasionadas pela pandemia. Essa é a rotina de muitas mulheres durante o isolamento social provocado pela Covid-19. Na prática, muitas de nós já vivenciamos isso desde o início de 2020. Mas, uma pesquisa feita pela Universidade de São Paulo (USP) comprovou cientificamente que somos as mais afetadas emocionalmente pela pandemia.

Segundo o estudo realizado entre maio e junho de 2020, com homens e mulheres dos 26 estados brasileiros e o Distrito Federal, um grande número de pessoas apresentou, durante a pandemia, sintomas de depressão, ansiedade e estresse. Também houve um consumo maior de drogas ilícitas, cigarros, medicamentos e alimentos.

 

Um dia normal em uma casa com filhos pequenos. A mulher fica muito sobrecarregada, pois tende a acumular muitas tarefas diárias.

 

A pesquisa apontou que as mulheres foram as mais afetadas emocionalmente, com 40,5% de sintomas de depressão, 34,9% de ansiedade e 37,3% de estresse.  Foram ouvidos três mil voluntários e o levantamento foi coordenado pela equipe do neuropsicólogo Antônio de Pádua Seram, do Instituto de Psiquiatria (IPq) do Hospital das Clínicas (HC) da Faculdade de Medicina da USP (FMUSP).

A pesquisa completa foi publicada na revista Plos One. Vale ressaltar que os resultados foram preliminares.Quem quiser conferir, só clicar aqui. O post tem informações do Jornal da USP, em matéria escrita por Ivanir Ferreira.

 

Eu já falei no Diário de uma Ansiosa, série aqui do Blog, sobre como está sendo esse período de isolamento social para mim. Acredito que pra vocês também não está sendo fácil. Muita gente bacana está nos deixando por conta deste vírus. É uma tristeza acompanhar a timeline do Facebook e ver o tanto de notas de falecimento. Todo esse contexto afeta muito a nossa Saúde Mental. Eu gostaria de compartilhar com vocês algumas dicas que tenho feito para não pirar mais:

  1. Evite ler notícias em excesso. Leia apenas o básico;
  2. Saia das redes sociais que apresentam notícias de falecimento. No meu caso, o facebook. Só estou usando de forma limitada, pois fico triste ao ver as pessoas sofrendo por perder mais alguém para o Corona;
  3. Siga as orientações médicas e autoridades sanitárias;
  4. Procure fazer o que é possível no trabalho. Evite se culpar. Se até o Superman tem a sua kriptonita, você pode dizer um dia que está esgotada e merece descansar;
  5. Faça Meditação;
  6. Tente fazer alguma atividade física. Faça o possível para se mexer;
  7. Mentalize afirmações positivas. Procure ter atitudes otimistas. Você merece.

 

Crédito da foto de abertura: Martin Sanchez on Unsplash

POST A COMMENT