Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

10 Editores de Moda mais importantes do Mundo

Moda é uma grande geradora de negócios. Um dos catalisadores para a indústria fashion é, sem dúvida, as Revistas de Moda, em especial, a Vogue. Estar à frente de uma publicação desse porte não é para qualquer pessoa. É preciso ter um bom Know-how em vários segmentos, como arte, moda, design, marketing e business. Afinal, é das magazines que saem grandes potenciais para novos negócios nessa área. Tanto é assim, que nomes consagrados ficam mais de uma década no posto, firmando um verdadeiro casamento com o trabalho ao comandar as edições mais famosas do Mundo. Vamos ver as mentes por trás dessas revistas? 

1.ANNA WINTOUR

Anna é a mais famosa de todos e a mais importante também. Ela é a Editora de Moda da Vogue americana, considerada a Bíblica da Moda, e Diretora Criativa da Condé Nast, ou seja, pode dar pitaco em todas as publicações da Companhia. No documentário The September Issue, a gente confere um pouco do perfil dela na gestão da Vogue e o poder de influência que ela tem na indústria.

Anna Wintour com seus famosos óculos escuros.

 

Ah, claro! Ela foi a inspiração para a personagem Miranda Priestly, do filme O Diabo veste Prada, pois na vida real, Anna é apelidada pela mídia como “Nuclear Wintour”. A jornalista foi uma das responsáveis por transformar modelos em celebridades. Anna ainda ajudou a projetar muitos estilistas e fotógrafos ao estrelato.

 

 

2.DIANA VREELAND

É considerada um ícone da moda mundial. Ela foi editora-chefe da Vogue americana e da Harper´s Bazaar. Diana revolucionou o jornalismo de moda. Tanto que recebeu a alcunha de Oráculo.  

Crédito: Nitch.com

Ela era reconhecida por sua genialidade ilimitada, mas também por seu gênio irascível. Após deixar a Vogue, em 1971, ela tornou-se consultora do Metropolitan Museum of Art (MET) em Nova York, um dos principais Museus do mundo.

 

3.ANDRÉ LEON TALLEY

Um dos melhores amigos de Diana Vreeland, André Leon Talley, foi editor de Moda da Vogue por 30 anos. Ele já chegou a trabalhar com o Andy Warhol, na revista Interview. Com seus quase dois metros de altura, é comum vê-lo usando caftã. Ele é Mestre em Literatura Francesa pela Brown University.

 

Crédito: LilianPacce.

 

4.GRACE CODDINGTON

Grace foi responsável pelos grandes editoriais de Moda da Vogue americana. Sempre com um olhar sensível e artístico para os ensaios. Ela começou a sua carreira como modelo. Após um acidente de carro, ela entrou para a Vogue Britânica. Em 1988, foi para a Vogue americana junto com a Anna Wintour. Por lá, foi diretora criativa durante 30 anos.

Crédito: Ovelhamag.

Ela aparece no documentário The September Issue, no qual é mostrado a constante divergência entre Anna e Grace.

Esse Gif ilustra bem como era a relação da Grace com a Anna. Havia muitas divergências entre elas em relação ao editorial, mas elas trabalharam juntas por muito tempo.

 

5.FRANCA SOZZANI

Foi editora-chefe da Vogue Itália por 28 anos. Franca construiu um legado no mundo da Moda, com editoriais considerados polêmicos. No documentário Franca, disponível na Netflix, é possível ver a coragem e o potencial criativo dessa mulher, que desafiou a indústria, ao trazer fotografias de moda que discutiam muitos assuntos espinhosos, como a violência doméstica, o exagero das cirurgias plásticas e o preconceito.

Um dos trabalhos mais marcantes de Franca foi a edição “Black Issue”, de 2008, no qual trazia apenas modelos negras nas capas e nos recheios da revista.  Também inovou ao publicar um suplemento em comemoração aos 50 anos da Barbie apenas com as versões negras da boneca.

 

6.CARINE ROITFELD

Carine Roitfeld foi editora-chefe da Vogue Paris por 10 anos. Fundou a CR Fashion Book. Já foi modelo e trabalhou com o fotógrafo Mario Testino para diversas campanhas. É uma das figuras mais importantes do segmento na França e no mundo.

Crédito: Net-a-porter.

 

7.EDWARD KOBINA ENNINFUL

Edward nasceu em Gana, na África. É estilista e, atualmente, editor-chefe da Vogue Britânica. Foi o primeiro negro a assumir a direção da Revista britânica, que existe desde 1916.

Crédito: Trendspottersa.

Começou a sua carreira como modelo, ao ser abordado por um estilista no trem em Londres. Antes de completar 18 anos, tornou-se assistente de Beth Summers, editora de moda da i-D, com isso, virou o diretor de moda mais jovem da história da publicação. Em 1998, passou a ser colaborador da Vogue italiana e, em 2005, contribuiu também com a Vogue americana.

8.EMMANUELLE ALT

É editora-chefe da Vogue Paris. Ela não usa maquiagem, nem saias e vestidos. Emmanuelle é low profile, nada muito chamativo, mas nenhum pouco sem graça. Investe em peças com cores atemporais.

Crédito:debarcelos.

9.ANNA DELLO RUSSO

Ao contrário de Emmanuele Alt, a editora-chefe da Vogue Japão apresenta um estilo bem criativo e ousado. Ela ficou mais famosa por conta dos blogs de streetstyle The Sartorialist, que mostram a sua forma de vestir sempre autêntica e irreverente. Dizem que ela tem dois apartamentos: um para viver e o outro para guardar suas roupas.

Crédito: Fabiolapaulsen.com

 

10.GIOVANNA BATTAGLIA

É editora de moda, stylist e diretora criativa. Também atua como Consultora para marcas de luxo. Giovanna é autora do livro Gio-graphy: Serious Fun In The Wild World Of Fashion. Já trabalhou com vários nomes importantes da Moda, como Franca Sozzani. Atualmente, é Editora sênior de moda da Vogue Japan e colaboradora da W Magazine, para quem ela regularmente publica editoriais de moda e assina uma coluna mensal “Gio’s Journal”, descrevendo suas últimas descobertas de moda e arte. 

 

Crédito: Claudia Bartelle.

 

 

CRÉDITO DA IMAGEM DE ABERTURA: Vogue Brasil | Getty Images. 

POST A COMMENT