Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

COMO ECONOMIZAR PARA VIAJAR ?

Perguntei para o pessoal no meu facebook sobre o que eles gostariam de ler por aqui sobre a viagem recente que eu fiz para Nova York e Canadá. A maioria dos comentários foi sobre como economizar, quanto precisa para ir e as dicas de como tornar tudo possível.  Então, vamos lá!

PESQUISE

Se você não sabe, google it!

Se você não sabe, google it!

Você imagina o lugar que quer ir e começa a pesquisar tudo sobre ele no Google: custo de vida, passagens, hospedagens, alimentação. Enfim, TUDO! (:yes:) Eu sempre pesquiso em blogs de viagens ou vejo os comentários no Mochileiros. Como fico em locais baratos, como hostel (albergue) ou hotéis econômicos, costumo sempre fazer uma busca nos sites hostels.com ou hostelworld.com. Para os mais aventureiros, tem o couchsurfing também, um serviço que você fica na casa de alguém (pode ser no colchonete, no sofá ou quarto). Outra opção bacana é o airbnb, um site que permite você alugar um quarto, uma casa ou um apartamento. A minha dica é sempre procurar os lugares mais bem avaliados pelos hóspedes e que estejam de acordo com o seu orçamento.

ECONOMIZE

 

Tio Patinhas sabe das coisas!

Tio Patinhas sabe das coisas!

Toda viagem, por mais simples que seja, requer um planejamento, principalmente, financeiro. Independente do quanto você ganha, tente ao máximo economizar. Faça planilhas (tem várias na web, você vai encontrar alguns modelos bacanas aqui e aqui), tire gastos desnecessários (tipo aquela bolsa maravilhosa, sabe? Ou aquela conta na Sky? Aquela ida para o cinema todos os finais de semana? Aquele lanche delicioso?). Enfim, valorize o seu dinheiro suado e tenha muito foco! Eu economizo MUITO. Por exemplo, o ar condicionado do carro e em casa, só uso quando o calor está insuportável (Podem me chamar de louca com a temperatura que faz em Boa Vista! Hahaha 😀 ), só faço compras em lojas mais em conta e na promoção, raramente vou ao cinema (uso somente a internet para me divertir ou leio um livro, de preferência, Ebook, porque pago mais barato e ajudo o meio ambiente). Se você não tem tudo na vida, corra atrás! Nada vai cair do céu sem sacrifícios! #NoPainNoGain (:friends:) !

FAÇA UM PLANEJAMENTO

Faça uma lista do que fazer! Planejamento é fundamental!

Faça uma lista do que fazer! Planejamento é fundamental!

Se você já decidiu o lugar que quer ir e está economizando, compre tudo antecipado! Não deixe para última hora! Dependendo do lugar, o planejamento pode demorar 1 ano ou mais! Então, comece adquirindo as passagens com antecedência! A maioria das empresas aéreas parcela e você pode pagar em suaves prestações. Há também financiamentos de viagens realizados por vários bancos. Pelo que sei, o mais barato é o da Caixa Econômica. Também compre a maioria dos passeios antes de viajar, porque você já vai ficar livre da dívida e vai poder aproveitar a viagem com tranqüilidade. Mas, se você pensa em ir para Orlando, conhecer os parques da Disney, por exemplo, é melhor comprar lá na hora! Não COMPRE em locais desconhecidos! Apenas nos pontos oficiais!

NA VIAGEM

Dependendo do custo de vida do local, reserve uma quantia de dinheiro para cada item que você vai gastar e separe a grana com ligas/clipes. Por exemplo, divida o dinheiro pelo tempo que você vai ficar no lugar (Lembrando sempre que: quanto maior o período de estadia, mais você vai gastar!). Se você vai para Orlando, reserve uma quantia de U$ 200 dólares por dia (aqui tem ingresso, compras e comida no Parque). Procure comprar comida e bebida no supermercado, que é muito mais barato do que dentro dos Parques. Ah! NÃO compre camisetas no Parque! Compre no Wallmart que é bem mais barato!

Use transporte público! No caso de Orlando,o aluguel de carro não é caro, então escolha o automóvel mais barato e faça a locação com antecedência!

AFINAL, QUANTO VOCÊ PRECISA?

Como eu disse, vai depender do local e do seu orçamento. Se seu sonho é ir para Nova York saiba que você vai gastar, aproximadamente, R$ 12 mil para ficar uma semana lá (alimentação, Broadway, hotel, passagem, passeios, metrô e compras). Isso se você for sozinho(a) e ficar em hotel barato (3 estrelas no máximo e numa região um pouco longe de Manhattan). Eu sempre racho todas as contas com o meu marido, o que é mais uma forma de economizar. Então, por exemplo, este ano ficamos no Queens, em NY, no Days Inn Long Island City. Eu adorei o hotel! Fica bem perto do metrô (5 minutos), os quartos são confortáveis e o preço é bem mais em conta que Manhattan! Mais barato até que ficar nos hostels da Ilha! Gastamos R$ 4 mil para ficar oito dias lá, ou seja, 2 mil para cada. Se você for em grupo você gasta muito menos! Você pode ficar com seus amigos em um hostel, com quarto e banheiro compartilhado, com café da manhã incluído (nada luxuoso, apenas o básico, afinal você vai ficar em um albergue!) e vai economizar MUITO!

DICAS DA LAU

View this post on Instagram

What a tough life, Uncle Sam! Haha

A post shared by MA. Laudelina Cruz (@laudelina_cruz) on

A tradutora Laudelina Cruz é apaixonada pela América. Tanto que se formou em Letras, habilitação em Língua Inglesa, e é Mestre em Letras pela Kent State University (Ohio).  Ela sempre passa férias nos States e passou para a gente algumas dicas para você aproveitar os EUA!

  • Compre a passagem internacional com antecedência. Pela American Airlines dá para dividir em cinco vezes;
  • Fique em Hostels, é mais em conta e eles tem cozinha. Tem uma rede chamada Hi-new york, Hi-chicago, Hi Miami Beach, que é ótima..
  • Faça a sua própria comida na cozinha do hostel.
  • Outra dica é andar de metrô e ônibus. Em Miami, por exemplo, tem o ônibus de número 150 que vai para South Beach, e você paga U$ 2.25. Ele te deixa lá na praia e volta direto para o Aeroporto.
  • Ah! Não deixe para trocar o dólar no dia da viagem. Vai trocando todo mês um pouquinho.
  • Faça amigos nos hostels no caso de sair e voltar tarde para dividir o táxi;
  • Leve pouca coisa na mala e uma mala extra dentro. Lá tudo é barato. Daí você vai comprar mais e não paga excesso de bagagem;
  • Não compre ingressos de cambistas ou terceiros, só compre direto no local ou no site do local, sai bem mais barato. Para ver a Estátua da Liberdade tem gente pedindo U$ 23 a U$25 em alguns sites, mas lá é só U$ 18.
  • Viaje sempre na mesma empresa ou em empresas parceiras para ganhar milhas! Essa minha última viagem eu fui só de milhas, paguei só as taxas!
  • Se seguir os passos, não tem erro!

DICAS DA DÉA

Andréa Santiago é jornalista da Universidade Federal de Roraima e mestranda em Comunicação, em São Paulo. Mochileira de carteirinha, aqui ela dá outras dicas bem legais para você curtir muito a sua viagem:

  • Vá de couchsurfing. Você pode ficar na cama, um lugar no chão para ficar no colchonete, um quarto. É bem relativo qual vai ser o tipo de hospedagem. Eu já fiquei hospedada pelo couchsurfing em um quarto, com banheira, suíte, à beira-mar em Camboriú.
  • Tomar café da manhã no hostel e levar as frutas para lanchar durante o passeio;
  • Se vai fazer viagem entre cidades, prefira ir à noite, porque economiza uma diária de hostel;
  • Confira a agenda da prefeitura do local para ficar por dentro dos eventos culturais da cidade;
  • Ir para um walking tour free. Esses passeios são incríveis. Você conhece a cidade caminhando e pode contribuir com o quanto que quiser;
  • Comer em mercados municipais em horário de almoço;
  • Se for pegar táxi, perguntar de algum morador do local o preço médio da corrida para não correr o risco de ser enganada;
  • Na América do Sul, procure negociar pessoalmente os valores do passeio e do hotel. Podem sair mais em conta;
  • Antes de fechar um passeio ou uma van, formar um grupo grande de mochileiros no Hostel para ter mais desconto e paga menos!

É isso, pessoal! O post ficou enooormeeee! Mas, muito completo! Espero que tenham gostado! Obrigada, Lau e Déa pelas dicas!!!  (:heart:)  E, você? Tem alguma dica para compartilhar com a gente? Comenta aê!  (:yes:)

COMMENTS
  • Háááá!!! Ficou incrivel..amei! eu sempre usei essas táticas! em NY só fiquei 1 vez no central park, o resto sempre fiquei perto do Queens hahahahha Couchingsurfing é vida! tenho conta lá desde 2007 e levar a fruta do café do hostel salva muito o estomago vazio depois de horas andando!

    Não posso terminar esse comentário sem deixar a minha dica ihihihi
    *Praticamente Todos os museus dos EUA e na Europa tem um dia do mês que a entrada é grátis e/ou um dia na semana que o ingresso é mais barato..vale a pena conferir se no período que você estará não cairá em uma dessas datas. VALE MUIIIITO A PENA!

    Beijos Viajantes lindona!

    novembro 17, 2016
POST A COMMENT