Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

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Uma Escola na Floresta

Um jardim de infância sem paredes, em que as crianças brincam ao ar livre, em contato com a terra e a natureza, com a participação ativa dos pais. Essa realidade poderia ser bem comum por aqui, na Amazônia, mas é encontrada em Miami, nos Estados Unidos.

Chamada de “Forrest Kindergarten”, a proposta é uma iniciativa adotada pela Miami Nature Playschool e já foi tema de matéria da CNN Español. Nós da #Damô conversamos com a educadora Dania Beatrice, brasileira, formada em Química, pela Universidade Federal de Roraima. Ela foi babá durante 12 anos nos Estados Unidos e especializou-se no método Montessori, RIE e abordagem Reggio Emilia. Dania é mãe e faz parte da equipe de facilitadores da Miami Nature Playschool, sendo certificada como professora em Forest Kindergarten Level 1 by Erafans. Também atua como consultora do Espaço Recreativo Casulo, localizado no Mecejana, em Boa Vista.

Dania Beatrice é facilitadora na escola Miami Nature Playschool.

 

#Damô: Como você iniciou a sua carreira na área de Educação Infantil?

Dania: A minha carreira na Educação Infantil começou quando eu cheguei aos Estados Unidos. Desde que cheguei no País comecei a trabalhar como nanny, que é babá. É um trabalho por indicação e meu network cresceu tanto que me tornei uma babá de carreira por 12 anos, fiz e participei de muitos cursos e treinamentos em educação infantil, estudei bastante a parte de psicologia infantil, que é fundamental para quem trabalha com criança. Sou certificada em Montessori, Disciplina Positiva Reggio Emilia e RIE, que também é um conceito muito novo.
Depois que tive filhos, comecei a trabalhar mais na parte de Educação Infantil e, como as minhas filhas já estão na idade escolar, as minhas filhas estão estudando na mesma escola onde eu leciono.

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#MudKitchen — measuring, mixing and cooling off. Mud Kitchen is more than an opportunity to get messy and have fun. Aside from sensory, imaginative, creative and exploratory play, children explore different roles as they recreate everyday scenes from home. They learn to share, take turns and solve problems—including social ones. Children are also exploring mathematical concepts as they measure quantities of earth and water using cups, ladles and pots. 📸 : @allmovement . . . . . . . #miaminatureplayschool #miamigooutside #naturebasedlearning #placebasededucation #naturepreschool #playislearning #forestkindergarten #outdooreducation #playbasedlearning #natureplay #experientallearning

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#Damô: O que seria a Educação Montessoriana?

A Educação Montessoriana é muito confundida com um estilo estético, decoração infantil, brinquedos e acessórios, etc. Mas, a questão filosófica, surgiu com médica italiana, Maria Montessori, que pesquisou com paixão o desenvolvimento infantil, dedicou a sua carreira em estudar crianças e seus comportamentos. Ela misturou a questão fisiológica, psicológica e neurológica com a educativa. A Educação Montessoriana enxerga a criança como um ser capaz, inteligente e que está em desenvolvimento. Os benefícios são que a criança coopera melhor, há menos traumas e atritos entre elas e os educadores e pais, pois nós passamos a compreender e a respeitar o tempo de desenvolvimento da criança.

 

 

#Damô: Como funciona o Jardim de Infância na Floresta?

A educação na natureza é um conceito novo. Embora diferente, é ao mesmo tempo muito comum, quando você olha para o lado real da vida, da natureza é que a gente percebe que nunca mudou. Acontece que a gente que se afastou das nossas raízes, especialmente a nossa geração. Eu costumo comparar com a minha infância nos anos 80, em que eu brincava o dia todo no quintal sem muita intervenção dos adultos, onde eu precisava usar bom senso para prevenir machucados. Muitas vezes aprendia com os erros.

Equipe do Miami Nature Playschool.

 

O jardim de infância na floresta é lindo. É um local onde as crianças aprendem as sua capacidades e as suas limitações. Exploram o lado socioemocional durante as suas interações com seus colegas e fazem tudo no tempo deles, sem muita interferência do adulto. Ao invés de dizer para a criança: “desça daí, você pode se machucar!” O educador irá ajudá-la a questionar-se se está preparada para fazê-lo com segurança. Assim elas descobrem os limites dos próprios corpos com consciência, por si mesmas. Em vez do adulto dizer o que a criança deve fazer e como fazer, a criança desenvolve por conta o pensamento crítico, que é muito importante no mercado de trabalho atual. E a gente como pais e educadores, aprendemos muito junto com as crianças.

 

Crédito: Dania Beatrice| Miami Nature Playschool

Para o adulto crescer saudável, é preciso cuidar da saúde mental, pois nesse mundo virtual as pessoas estão sendo cobradas cada vez mais. Estamos exigindo um comportamento mais maduro das crianças, o que gera ansiedade infantil. Então, o jardim de infância na floresta é muito orgânico, as crianças não ficam para trás por não estarem em em uma escola tradicional, pois as conexões neurológicas estão sendo feitas, e uma coisa que é óbvia na natureza é a tendência para aprender ciência e matemática. É incrível, porque eles passam a ter noção física e espacial. Os pequenos começam a ter noção de cálculos e deduções simples, por terem a oportunidade de explorar os sentidos na Floresta.
A professora do jardim de infância na floresta é uma facilitadora do aprendizado. Ela não tá lá para ensinar, porque o aprendizado é conforme a criança vai mostrando o interesse, o que chamamos de currículo emergente. Nós não damos a resposta pronta para ela, se ela questiona, buscamos a resposta juntos, promovendo a oportunidade de a criança se maravilhar. É o pensamento crítico sendo aguçado.

 

 

#Damô: É comum nos Estados Unidos essa modalidade de ensino?

O Jardim de Infância na Floresta é muito comum na Escandinávia. Mas, nos Estados Unidos está engatinhando, mas é um movimento que só vem crescendo. Hoje já é possível encontrar em vários estados nos EUA e no Brasil tem bastante. O Brasil tem um potencial enorme por conta do clima e da natureza.

 

Crédito: Dania Beatrice| Miami Nature Playschool

#Damô: Como é a resposta das famílias para essa iniciativa? Há muita procura?

As famílias que procuram a Escola já tem conhecimento do ensino na Floresta. Há muitas famílias europeias, como por exemplo suecos e dinamarqueses, que já vem com muito entendimento da proposta. Além das famílias que tem curiosidade, têm uma intuição de que o programa beneficiará seus filhos.
Então, primeiro eles vem para conhecer, principalmente, no período de licença-maternidade, onde oferecemos classes para o adulto e criança. Lá eles conhecem outros pais com mesmas afinidades e assim vão formando uma comunidade, onde nasce uma espécie de “tribo” na nossa escola.
Nos meus anos de nanny, as famílias ricas escolhiam os melhores colégios, e todos eles oferecem aulas em contato com a natureza e eu vejo uma crescente necessidade de deixar as crianças em contato com a natureza, por conta dos inúmeros benefícios (inclusive o de fortalecer o sistema imunológico).

 

Crédito: Dania Beatrice| Miami Nature Playschool

 

#Damô: De que forma os pais podem adaptar o contato com a natureza com os seus filhos? Que tipo de brincadeiras você indicaria?

Os pais devem amar mais a natureza. Nós não temos onde descartar todo o lixo que produzimos, tanto plástico. Não existe jogar fora, tudo fica dentro do planeta terra! Esta questão que é um grande debate hoje em dia, o aquecimento global é real e a gente precisa fazer uma auto reflexão: menos desperdício e mais consciência. Então, os pais precisam começar com a criança. Não adianta os pais mandarem a criança brincar no quintal, se os próprios não tem o contato com a natureza. Se a criança não desenvolver um relacionamento com a natureza, como é que irá um dia se importar por tal quando adulto? Criança na natureza provavelmente não vai ficar no celular.
Lembre-se, a criança vai fazer o que você faz, não o que você diz, essa é a realidade. Sugiro irem para os parques públicos, para os banhos, para as fazendas, sítios, para os quintais, desconectem-se para se conectarem uns com os outros. Na minha casa, reservamos um espaço no quintal para as crianças brincarem, se sujarem, um lugar que não tenha grama, coloque algumas panelinhas, utensílios, carrinhos, etc para que a criança brincar na lama, encoraje a criança a brincar, poucos brinquedos, não precisa de coisas elaboradas. Lembra de como era sua nossa infância? Dê oportunidades para a sua criança brincar com você em um lugar que dê acesso à natureza.

Confira a matéria na CNN: 

El Forest Kindergarten: un programa educativo que se desarrolla en un bosque

INICIATIVA NO BRASIL 

No Brasil, há propostas como a  Criança e Natureza, que estimulam essa modalidade de ensino.

O site deles oferecem uma série de ideias de como brincar com as crianças de acordo com a faixa etária. Uma ideia muito MASSA! 

 

 

Crédito da Foto de Abertura:Scott Webb

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