Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

10 fatos nostálgicos de Roraima que vale a pena relembrar

Ah… Os anos 90! Quem viveu essa época deve lembrar da inauguração do primeiro Shopping de Boa Vista, das músicas ouvidas e dos tempos em que grandes shows ocorriam no Estádio Canarinho. Roraima mudou. Mas, sempre é tempo para recordar bons momentos do passado e mostrar para as gerações futuras, como os jovens curtiam naquela época. Confira a nossa lista nostálgica!

1.Papai Viajou

Essa festa bombava nos anos 90 aqui em Roraima. Lembro que era feita em uma casa com um terreno bem grande e teve várias edições. Eu era criança na época, mas recordo que os jovens adoravam.

 

 

 

2.Lutas Totozão

Durante os anos 90, ocorriam muitas lutas no Totozão. Hoje, infelizmente, o Ginásio está desativado. Mas, lotava todas as lutas! Lembro que até o Victor Belfort, famoso no UFC, veio para cá para acompanhar os atletas. Atualmente, o local é utilizado pelos refugiados como ocupação improvisada.

 

Crédito: Eduardo Andrade. Globo Esporte| Roraima.

3. Museu Integrado de Roraima

Outro lugar que está em frangalhos é o Museu Integrado de Roraima [se é que existe, ainda]. A minha infância foi marcada com visitas guiadas por professores para o MIR. Bons tempos! Hoje, sinto pelas gerações futuras, pois elas dificilmente terão contato com a história do nosso estado.

Crédito: GuiadasArtes.com.br

 

Foto histórica da construção do Museu. Crédito: Minha Rua Fala | Folha BV

 

4.Hotel que deu sede ao Ayrton Senna

Pra quem não sabe, antigamente, a Escola Ayrton Senna foi um hotel, chamado “ Praia  Palace”. Era comum os famosos que faziam show por aqui ficarem hospedados lá e no Aipana.

 

Crédito: Eides Antonelli| RoraimaemFoco.

Lembro que no início dos anos 90, a Mara Maravilha fez um show na cidade e todos da minha escola foram para frente do Hotel aguardá-la. Ela não apareceu. Nem na janela. Para a decepção de muitos que a esperavam [Nem quis ir ao show dela depois hahaha, mas fui porque a mamãe já tinha comprado o ingresso].

 

5.Spectron| KGB

Minha adolescência foi toda influenciada por esses dois nomes: Spectron e KGB. Todo mundo que eu conhecia ia pra lá, menos eu que não era todo mundo hahahah. Fui poucas vezes, mas era o hype dos anos 90 ir nestas danceterias. Primeiro, veio a Spectron, que mudou de nome e passou a ser KGB. A ordem dos fatores não altera o produto, pois o local é nostálgico e gerou alegria pra muita gente.

Essas não são imagens daqui de Roraima, mas de Manaus. Lembro que a matriz era lá. Como não achei fotos, nem vídeos da época, fica o registro amazonense. 

 

6.mIRC

Gente que namorava pela internet tinha um mIRC pra chamar de seu. Era a rede de bate-papo que muitas pessoas usavam. Menos, eu que nem tinha computador, mas acompanhava a minha prima hahaha. A Damorida agradece o Adailton Galvão por ter cedido o acervo das fotos. OBRIGADA! 

 

O administrador Adailton Galvão era conhecido como Adailtinho W_ GalvaO

Um dos encontros em Boa Vista.

 

7.BV Shopping

Dá pra acreditar que eu estava na inauguração do Boa Vista Shopping? Lembro que tava tão lotado! Era uma novidade na época! O destaque foi um desfile com modelos locais. O Shopping fez bastante sucesso, mas depois começou a enfrentar o marasmo. Hoje o local está abandonado e serve de ocupação improvisada para os refugiados venezuelanos.

 

 

8.Boi Bumbá

No final de 2019, morreu o cantor Arlindo Júnior. Talvez, você não o conheça. Mas, ele era a sensação dos anos 90 por aqui e era muito famoso no Amazonas. Cantor de toadas de Boi Bumbá, ele foi muito ouvido, assim como Carrapicho, Klinger Araújo e David Assayag.

 

Eu tinha foto com dois dançarinos. Nem sei por onde anda a foto e os artistas. O Zezinho continua nos palcos! Bons tempos!

Aqui em Roraima, existiam muitos grupos de Dança. Até o Aeroboi, modalidade de ginástica, bombava nas praças e academias. Bons tempos!

 

9.Parque Aquático

O que dizer dos Parques Aquáticos que marcaram uma geração?

Gente, não deixem esse vídeo desaparecer! Olha essa raridade! Inauguração do Parque Aquático do Anauá. Crédito: Mídia Roraimense. 

 

No início dos anos 90, muitos se divertiam indo ao Parque Aquático do Parque Anauá. Pessoas vinham de longe para se refrescar por lá. Pense na criançada feliz brincando nos tobogãs! O do Parque está desativado, mas não sei se os dos demais bairros ainda funcionam.

10.Bingão da Sorte

Se hoje existe Roraicap, na década de 90 existia o Bingão da Sorte! Gente, meus pais sempre participavam. Mas, nunca ganhamos nada hahahaha. Lembro do nome de uma das moças que auxiliavam o apresentador do programa do Bingo: Brigidarka [acho que é assim que se escreve..]. Tinha sorteios de casas, carros e dinheiro.

 

 

 

 

Crédito da foto de abertura: Folha BV.

COMMENTS
  • Bruna Castelo Branco

    REPLY

    Muito legal! Aproveitei muito os parques aquáticos, e é uma tristeza vê-los se acabando. Outra coisa que pra mim é muito anos 90, é a biblioteca do palácio da cultura. Todo trabalho escolar era feito lá! Eu tb fui na inauguração do BV shopping 🤣🤣 parabéns pelo post

    janeiro 30, 2020
  • Danyel Lago

    REPLY

    Faltou o Bloco Vem Comigo que começou em 1998.
    Foi na sequência da Festa Papai Viajou.

    abril 15, 2020
  • Brigidarka

    REPLY

    Que reportagem lindaaa!!! Me recordo de tudo postado!!! É muito obrigada pela homenagem!! Meu nome está certinho! Brigidarka!!!!!

    abril 17, 2020
POST A COMMENT