Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

Porque a experiência de marca é tendência no varejo físico

Com o crescimento do e-commerce, houve uma queda nas compras nas lojas físicas. Segundo um estudo da Credit Suisse, divulgado pela StartSe, há a previsão de que entre 20% a 25% de Shopping Centers nos Estados Unidos fechem nos próximos três anos. Para reverter esse quadro, a tendência crescente nos EUA é proporcionar motivos para que o cliente renove a vontade de sair de casa para comprar algo.

Para isso, as empresas oferecem experiências únicas para o consumidor, muitas delas vinculadas ao nicho do negócio. Um exemplo é a nova aposta do grupo O Boticário, em Roraima. Nesta sexta-feira (14), no Roraima Garden Shopping, a partir das 18h30, será inaugurado oficialmente o novo espaço da franquia, cujo foco é promover ao consumidor uma experiência em uma botica, como aquela que deu origem à marca há 43 anos, em Curitiba, no Paraná. A ideia é contar um pouco da trajetória da empresa e revelar como são desenvolvidos os produtos.

 

Miguel Krigsner (à esquerda) é o fundador da marca. Ao lado dele, o presidente de O Boticário Arthur Grynbaum, seu cunhado, que começou a carreira na empresa em 1986, como assistente da Diretoria Financeira, e se tornou sócio em 1995.

 

 “Além de um ponto de vendas e de contato com o consumidor, queremos que nossas lojas revelem a alma do Boticário. Que elas expressem a essência característica da marca – a relação emocional com o consumidor e suas histórias. Para que cada um que passar por ela possa sair muito melhor do que quando entrou”, explica o vice-presidente de Franquias do Boticário, André Farber.

 

A primeira loja da empresa, no centro, de Curitiba, nasceu em 1977.

 

A decoração da nova loja foi criada para mostrar ao visitante um pouco da história da empresa.

“Quando contamos tudo que há por trás da criação dos nossos produtos, trazemos o significado que, muitas vezes, vão ao encontro da história de vida das pessoas. E é isso que traz a conexão verdadeira da marca com seus consumidores. Então, planejamos esse espaço para que mais pessoas tenham acesso às nossas histórias. É como se abríssemos um pouco da nossa fábrica”, completa.

A ideia é os clientes tenham espaço e sejam estimulados a experimentar todos os produtos do portfólio da marca. A exposição da perfumaria, por exemplo, prioriza os ingredientes, as matérias-primas e as técnicas exclusivas de produção de cada uma das fragrâncias. Também mostra o processo artesanal do enfleurage, exclusivo no mundo, usado para a extração do óleo essencial do lírio, principal ingrediente da linha Lily. Ou ainda, saber como é armazenado o álcool vínico que dá origem ao Malbec.

 

 

Outras tendências de mercado utilizadas pelo Grupo são:

 

FOCO NO CLIENTE

Neste formato de loja, as consultoras interagem com os clientes em toda a jornada de compra, desde o atendimento inicial até o pagamento, ou seja, não há caixa fixo. É olhar, pegar e pagar.

ATENDIMENTO PERSONALIZADO

Cada consultora tem seu próprio terminal de atendimento, com acesso ao cadastro do cliente e, com isso, ao histórico de compras e as preferências de cada visitante.

RECICLAGEM

No novo espaço, há destaque para o recebimento de embalagens vazias, o Programa Boti Recicla, que foi criado em 2006, e hoje é o maior do país para logística reversa, com quase 4 mil pontos de coleta.

 

VOCÊ SABIA?

 

Em 1979, com a compra dos frascos de Silvio Santos, a empresa lançou a primeira colônia pensada para a mulher brasileira: Acqua Fresca, um clássico instantâneo com frescor inédito, que lembra uma manhã de primavera.

 

Em 1979, a trajetória de Miguel Krigsner, fundador de O Boticário, se cruza com a de outro empreendedor. Ao ouvir falar que Silvio Santos havia desistido de abrir uma marca de perfumaria no Brasil e que possuía 60 mil frascos em forma de ânfora, mas que a oferta era “tudo ou nada”, apostou no otimismo: mesmo sem ter o dinheiro ou espaço para armazená-las, fez uma oferta para levar todas sob a condição de devolvê-las se não conseguisse pagá-las.

 

 

 

 

 

 

 

 

 

POST A COMMENT