Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

Minhas impressões sobre alguns dos indicados ao Oscar 2020

O Oscar 2020 ocorre neste domingo, dia 09 de fevereiro, e provavelmente será o assunto do final de semana (Junto com o BBB20 haha). Nunca consigo assistir a todos os filmes indicados. Sem falar que, muitos deles não são exibidos nos cinemas. E, por isso, só nos resta recorrer ao torrent.

Também sou do #TeamLegendas e as sessões disponíveis, quando aparecem, são bem tardias, tipo 22h. Pra mim, é complicado.

Por conta de tudo isso, a maioria dos filmes indicados que eu consegui ver estava na Netflix, com exceção de Coringa e Como Treinar seu Dragão 3. Aliás, isso mostra o poder do streaming (por mais que parte da Indústria Cinematográfica torça o nariz).

Enfim, vamos às minhas impressões sobre alguns dos indicados:

A História de Um Casamento

Quem já teve um relacionamento, sabe o quanto A História de um Casamento é verossímil. As atuações de Adam Driver e Scarlett Johansson estão sensacionais e transmitem todas as emoções contraditórias envolvidas durante o término de uma relação. Se a separação em si já é difícil, imagine quando se tem uma criança. Tudo fica mais delicado.

Destaque para os advogados envolvidos no caso, pois a forma como eles se posicionam ampliam ainda mais a tensão entre o casal de protagonistas. 

O filme termina de uma forma sensível e sinaliza que, depois da tempestade, sempre vem a bonança. O que resta (ou deveria restar) é o carinho e o respeito.Um filmaço, que vale a pena assistir e refletir!

Coringa

Eu imaginava que o Coringa de Health Ledger seria insuperável ou que ninguém conseguiria chegar ao mesmo patamar que o vilão interpretado por ele em Cavaleiro das Trevas. Mas, aí veio o Joaquin Phoenix e me fez queimar a língua, com uma proposta nova e certeira para o personagem da DC Comics.

Dizem que o corpo é a alma do artista. Ele levou ao extremo essa premissa ao ficar esquelético para viver o personagem Arthur Fleck, um comediante com uma saúde mental e emocional abalada. O longa propõe uma visão nova do Coringa, com menos ação e mais realista. Um vilão que nasce de um sistema de saúde pública falido e de uma sociedade insana.

O drama psicológico nos leva a refletir sobre a violência, Saúde Mental e a alienação, em que um bandido midiático é adotado como um herói por parte da sociedade.

Acredito que por esse papel, Phoenix leva mais esse prêmio!

Democracia em Vertigem

Quem já leu algo sobre Análise de Discurso, sabe que todos nós falamos e pensamos a partir de um determinado contexto. A diretora Petra Costa está situada em um “lugar” (Esquerda) e mostra um recorte da história do nosso País sob a ótica de uma pessoa, cujo avô é um dos fundadores da Construtora Andrade e Gutierrez, envolvida na Lava-Jato, e, seus pais, por outro lado, membros da esquerda brasileira.

Feito esse tipo de leitura sobre a obra, eu acho que o filme tem um texto excelente e a edição é bem montada, com imagens históricas, momentos dos protestos no auge da polarização política e depoimentos.

É uma mistura de memórias de Petra Costa, história do país e aspectos dessa intensa divisão ideológica e partidária no Brasil.

Torço muito para que conquiste o Oscar!

Os Dois Papas

O filme do brasileiro Fernando Meirelles aborda os bastidores da saída de Bento XVI e a escolha do novo pontífice, o argentino Jorge Bergoglio , o Papa Francisco. A história mostra os diálogos entre os dois religiosos e os diferentes pontos de vista entre eles para os rumos da Igreja. O longa mostra a política no Vaticano, ao mesmo tempo em que convida o telespectador a tirar a sua própria conclusão sobre as divergências entre os dois Papas.

Destaque para o entrosamento entre Anthony Hopkins e Jonathan Pryce, além da caracterização PERFEITA! Eles estão tão parecidos, que dá até pra confundir com os Papas reais.

 

 

KLAUS E COMO TREINAR SEU DRAGÃO 3

Os dois filmes concorrem à melhor animação. Klaus é um desenho animado, com uma história linda de amizade, resiliência e esperança. Está disponível na Netflix. É excelente! Muito lindo! Como treinar seu Dragão 3 coroa o sucesso dos longas anteriores da franquia. Outro que está na lista de Melhor Animação é Perdi meu Corpo, que também está na plataforma de Streaming

POST A COMMENT