Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

14 coisas nostálgicas que os roraimenses faziam nos anos 90

Esse post é para quem curte relembrar os bons tempos! Os anos 90 em Roraima são cheios de histórias! Muita nostalgia e coisas bacanas aconteceram naquela década, que marcaram a vida de muita gente. Vamos fazer um flashback?

1. Ir ao Cine Super k na avenida Major Williams

Crédito: Raphaela Queiroz.

Sim, meus car@s! Quem nasceu nos anos 2000 não teve a oportunidade de assistir a um filme nesta sala de cinema! Era muito massa!  Alladin, Titanic, Evita e o Parque dos Dinossauros passaram lá! O prédio ainda existe e fica entre a loja Perin e a Mestre Cervejeiro. Era muito divertido encontrar com o pessoal da escola no Cine Super K e, depois da sessão, ir à pizzaria que funcionava onde hoje funciona uma barbearia. O nosso sobrenome neste momento: S-A-U-D-A-D-E-S !

2. Usar a padaria Gran Roraima como ponto de referência

Deus e o mundo usavam o antigo prédio da Gran Roraima como ponto de referência. Mesmo depois que a padaria deixou de funcionar era comum dizer para alguém: “Ah! Fica perto da Gran Roraima”. Para quem não sabe, a instalação fica na Avenida Ville Roy, esquina com a Juscelino Kubistischek, em frente ao Canarinho. Há alguns anos, o local abrigava uma loja de serviços fotográficos.

Local onde está o prédio da Gran Roraima. Não existe mais Alegria Foto Studio no local. O prédio continua do jeito que era a padaria. Crédito: Google Street View.

3. Usar a farda cedida pelo governo e ir à famosa distribuição de brinquedos no Canarinho

Depois da entrega de brinquedos! hahaha

Em Roraima, o início dos anos 90 foi marcado pelo  populismo. Essa época ficou gravada na nossa memória. Pois, era comum receber das mãos do  então governador, as fardas usadas na escola. Era um kit, que vinha uma conga, saias e camisetas com o símbolo da unidade de ensino. Além disso, tinha também a afamada distribuição de brinquedos. Durante o Natal e no Dia das Crianças, muitos pais e crianças acordavam cedo para pegar os brinquedos no Estádio. Independente de questões partidárias, foi algo marcante para muita gente.

4. Ouvir e dançar Pipoquinha de Normandia

 

Uma coisa que pegou bastante foi a Pipoquinha de Normandia! Todo mundo dançava as músicas de duplo sentido da banda, como Passarinho Mensageiro, Amor Cachorro, Língua e Dedo, mijador com mijador, entre outras. Clique aqui para relembrar!

 

Banda Pipoquinha de Normandia. Crédito: Letras.mus.br.

5. Ligar para 145

Naquela época era comum ligar para 145, uma linha cruzada muito acessada por aqui, e tentar conversar com alguém. A maioria das pessoas utilizava a linha para paquerar.

6. Brincadeiras na rua

Era típico brincar na rua até tarde! As crianças jogavam Pula Carniça, pulavam com elástico, brincavam de escravo de Jó e concentração! Era comum ouvir os pais: “Fulano(a), já pra casa!”.

7. Bingão da Sorte

Muita gente queria ganhar no Bingão da Sorte! Kkkk Tinha sorteio de casas, dinheiro, motos e carros. Muita gente participou naquela época! 

8. Concurso de Fanfarras

 

Fanfarra da Escola Penha Brasil, década de 90. Crédito: Facebook.

Nos tempos de colégio, na década de 90, estar em uma fanfarra era pop. Muitas pessoas participavam e não perdiam um treino. Tinha até torcida organizada na hora do concurso estadual de fanfarras!

9. Ver as estrelas e jogar conversa fora quando faltava luz

Se não há luz artificial, nós ficamos apenas com a luz das estrelas!

Ver as estrelas com mais clareza quando faltava luz era uma vantagem nos anos 90. Muita gente fazia o que podia para passar o tempo sem energia: uns contavam histórias, outros brincavam com as sombras, ou ouviam músicas no Walkman. A gente também jantava à luz de velas hehehe e aproveitava para conversar!

O ideal seria que a falta de luz fosse uma escolha, não uma imposição. Triste realidade do roraimense, que convive quase diariamente com a oscilação de energia elétrica. Um passado que persiste em nos assombrar 

10. Ver shows no Canarinho

Muitos shows foram realizados por no Estádio Canarinho! Mara Maravilha e o Gera Samba (Antigo É o tchan!) já tocaram por lá. O ícone do brega, Reginaldo Rossi, também. 

 

Crédito: Ivonísio Lacerda Jr| GloboEsporte.

P. S: Assim como a energia elétrica, a (eterna) reforma do Estádio Canarinho é outro fato marcante na vida do roraimense.

11. Brincar com o boneco e a peteca do Lipnik (hahaha ficou estranho, mas era isso mesmo!)

Os marqueteiros dos políticos investiam em produtos para conquistar as crianças. O caso mais emblemático era o do Lipnik (ex-deputado federal, falecido em 2003). Ele distribuiu bonecos inspirados nele e petecas para os pequenos. Tudo por causa do dingle: “Não deixa a peteca cair, o Lipnik vem aí” hahahaha. 

O político, Moisés Lipnik. Crédito: AL-SP.

O boneco do Lipnik. Crédito: gramho.com

12. Assistir peças no Teatro Carlos Gomes

Infelizmente, poucos roraimenses tiveram a oportunidade de ir ao Teatro Carlos Gomes. O Teatro marcou a vida de muita gente e agora está destruído!

Teatro Carlos Gomes.

13. Ir para Fofoca’s

O lugar era o point mais badalado de Boa Vista nos anos 70 e 80. Na década seguinte, começou a decair e faliu no início dos 90. Muita gente sente saudades dessa época! Tanto é que as noites do flashback fazem bastante sucesso na city!

Crédito: Facebook | Danceteria Fofocas

Almir Fofocas era o dono da danceteria famosa em Boa Vista nos anos 70, 80 e 90. Crédito: Coluna Minha Rua Fala | Folha BV

14. Paçocão

Fotos gentilmente cedidas pelo fotógrafo Tiago Orihuela. Crédito da foto: Tiago Orihuela.

Quem é dessa época e gosta de forró, com certeza, foi dançar no Paçocão! Essa foi a dica do querido fotógrafo Tiago Orihuela, que por sinal, é o autor das imagens que ilustram este tópico. O Tiago descreveu um pouco do que ele lembra do Paçocão:

“Paçocão foi um bar muito famoso na década de 90. Funcionava no Bairro São Vicente e tinha o apelido de U.T.I (Última Tentativa do Indivíduo”), porque era o último bar a fechar, sempre encerrava com o dia já claro. Era frequentado, principalmente, por garimpeiros. Mas, era democrático, tinha gente de todas as classes sociais. Funcionava de quinta a sábado”

Fotos gentilmente cedidas pelo fotógrafo Tiago Orihuela. Crédito: Tiago Orihuela.

Se tiver algum outro momento especial do anos 90, compartilha com a gente!

 

Post atualizado e publicado anteriormente no blog raphaelaqueiroz.com.

COMMENTS
  • Hahaah que post massa. Muita coisa boa em BV que se acabou com o tempo. Teve também a Spectron e logo depois a famosinha KGB, os jogos escolares eram sensação, o festival curumim (dancei duas vezes), foliavista (tenho fotos KKK), rala rala da esquina da Jaime Brasil, o bar vidiokê, o status lanche na Jaime Brasil que era muuuito concorrido, vixee… Tirei a naftalina das coisas hahahahha

    maio 11, 2016
    • Olha aí uma ótima idéia de fazer um posto Nostalgias roraimenses anos 2000.

      maio 12, 2016
    • Olha aí uma ótima idéia de fazer um post nostalgias roraimenses anos 2000

      maio 12, 2016
    • Essa sua ideia aí merece um segundo post.

      maio 12, 2016
  • Hahahajhahah o boneco do Lipnik foi o melhor!!! Que criança não tinha?!
    #sds

    maio 11, 2016
  • Além do Lipnik, nas campanhas de vacinação ganhávamos um boneco do Zé Gotinha. E na inauguração dos parques aquáticos fazíamos filas no sol quente pra poder entrar e ganhar das mãos do governador um biquíni ou sunga 😂😂😂 amo esse tempo. Em que a mesa de aniversário era decorada com bolo e refrigerantes, Tubaína ou Coca Cola em dias de ostentação. Kkk

    maio 12, 2016
  • Post muito nostálgico. Que legal relembrar.

    maio 12, 2016
  • Nossa Rapha, entrei em uma maquina do tempo, revivi a minha juventude na amada Roraima, muitíssimo obrigado pelo presente.

    maio 12, 2016
  • Faltou um muito importante (pra mim) … as primeiras matinês eram na Spectron (ja foi KGB, Dunia Music). Lembro que a fofocas era pra gente mais velha, ou eu que encontrava a turma nas matinês de domingo. Parabéns!

    maio 12, 2016
  • Super K!!! Era a nossa pracinha kkkkk. Chegávamos cedo e ficávamos dando voltas dentro do cinema, até o filme começar rsrsrsrs. Fofoca’s era nosso point ☺️. Cheguei a “fugir” varias vezes pra ir dançar. Siiimmm. Dançar. Porque adorava ficar até depois de meia noite, dançando. Era bom demais!!! Lago caracaranã, marukao, gran roraima… Eta saudades…. Bom relembrar. Obrigada por trazer essas lembranças maravilhosas.

    maio 12, 2016
  • 15 – Jogos Escolares
    😁😁😄😄

    maio 12, 2016
  • Falto falar do bar da viúva kkkkkkkkk

    maio 12, 2016
      • Stellar work there evoryene. I’ll keep on reading.

        agosto 10, 2016
  • Muito legal o post. Lembro-me do K LANCHE que ficava no meio, sozinho, onde hj é o estacionamento do estadio canarinho. Do Marukao na esquina da escola Gonçalves dias. Folia vista. Muito bom relembrar..

    maio 12, 2016
  • Bem lembrado o bar do videoke

    maio 13, 2016
  • Caramba! Viajei legal agora, muito bem colocadas essas fotos.

    maio 13, 2016
  • lembro que tinha esse bonequinho do lipnik kkk ô coisinha linda kkkk

    maio 13, 2016
  • Lembro de mim pequenininha assistindo a estreia de O Rei Leão sentada nas escadas do Cine Super K, já que todas as poltronas estavam lotadas… não há uma única vez que eu passe ali na frente e não sinta saudade!!!

    maio 13, 2016
  • Vim pra Boa Vista em 96, mas lembro de algumas coisas. E meu pai está entre os músicos da banda Pipoquinha de Normandia, na foto aqui do post. Ele foi guitarrista da banda entre 97 e 99.

    maio 13, 2016
  • Muito bom o post. Temos que reviver sempre a nossa história.

    A propósito, o primeiro filme que vi no antigo Super K foi “Jurassik Park 2 – O Mundo Perdido”, em 97. Muito legal!!!!

    maio 13, 2016
  • Legal!!! ahahahah Parabéns Rapha :* 🙂

    maio 13, 2016
  • Que coisa boa relembrar tudo isso! Acho que vale um post de continuação hein?!☺️ Além dos que você citou lembrei de muitos outros bem antigos também, tipo o chicken-in, perto do aeroporto…do cruviana, perto da praça cap.Clóvis (esse é muito antigo mesmo), as bobo-rotas nas frentes das escolas (sair passando na frente das escolas no horário do fim das aulas), os fins de tarde na pastelaria confiança, os carnavais no tapiri do iate clube, as tardes ensolaradas nos balneários (caçari, caumé, curupira), o speedway dos domingos no parque anauá, as paradas obrigatórias na praça ayrton Senna pra encontrar o pessoal antes de todo mundo ir pra spectron, o atrium american bar, os festejos no caracaranã, as festas dos grupos que sempre haviam na cidade (miriti, os bandidos, os calangos), os IRContros do pessoal do mirc, os fins de semana em santa elena uairén, as rumbas na topazio, as cachoeiras da gran sabana… 💗💗💗💗 tempo bom demais! #90s

    maio 14, 2016
  • Que coisa boa relembrar tudo isso! Além dos citados no post, lembrei de muitos outros bem antigos também, tipo o chicken-in, perto do aeroporto…do cruviana, perto da praça cap.Clóvis (esse é muito antigo mesmo), as bobo-rotas nas frentes das escolas (sair passando na frente das escolas no horário do fim das aulas), os fins de tarde na pastelaria confiança, o cachorro quente no trailer do marukão, os carnavais no tapiri do iate clube, as tardes ensolaradas nos balneários (caçari, caumé, curupira), o parque aquático e o speedway dos domingos no parque anauá, as paradas obrigatórias na praça ayrton Senna pra encontrar o pessoal antes de todo mundo ir pra spectron, o atrium american bar, os festejos no caracaranã, as festas dos grupos que sempre haviam na cidade (miriri, os bandidos, os calangos), os IRContros (encontros do pessoal do mirc, ‪#‎roraima‬ etc), os fins de semana em santa elena uairén, as rumbas na topazio, as cachoeiras da gran sabana… 💗💗💗💗 tempo bom demais! ‪#‎90s‬

    maio 14, 2016
  • Ja cheguei meio tarde por aqui hahaha não passei por nada disso, mesmo assim foi legal fazer esse retrospecto e saber o que a gelara aprontava por aqui hahahahahah nem sabia que alí ja havia sido o cine super K ….uowwww amei o post!!!!!

    maio 14, 2016
  • Nossaaaa.. Que volta ao passado. Eu era criança nos anos 90, mais lembro de tudo isso. Tinha vários bonecos e petecas do Lipnik, hahaha. Quando vi o antigo cine super k, as lembranças bateram forte, o primeiro filme que assisti lá foi Lua de Cristal. Participei de farranfa e brinquei muito de elástico e esconde-esconde nos apagões.
    Muito obrigada por resgatar lembranças tão boas. Vou ficar na espera de novos post’s.

    maio 14, 2016
  • Lembro de 1994. A tarde, depois de estudar era hora de ir pra rua conversar, brincar, paquerar enfim, mas quando chegava 5 horas da tarde, não ficava uma alma viva na rua. Era a hora de assitir Os Cavaleiros do Zodíaco, na saudosa TV Manchete : )

    maio 29, 2016
  • Adorei o blog! Vi vários posts e vou continuar acompanhando, parabéns!

    maio 30, 2016
  • Amei!!! Deu até saudades.
    Indico também os domingos a tarde na sorveteria picnic para tomar o famosos sorvete sabor creme de chocolate.
    Bjs

    junho 28, 2016
  • Faltou a época dos patins lá na antiga praça do airton sena!

    janeiro 7, 2017
  • Belas recordações. Sou Macuxi de nascimento, mas vim para Brasília ainda bebê. Porém, voltei várias vezes à Boa Vista e peguei muita coisa. E dentre essas, me lembro e sinto falta do cachorro quente do seu Marucão. Era o dog mais cotado da cidade

    março 17, 2017
  • FABIANE SÁ MARCHIORO

    REPLY

    Vendo coisas antigos na internet, me deparei com este post… Amei!!! Pq vim morar em Boa Vista/RR, em 1990 e vivi muitas coisas que aqui estão… e ainda, de quebra, me casei com o Márcio Maru, filho do saudoso e amado seu Marú, do Marukão… que saudades!!! E ver pessoas lembrado do seu Maru e do Marukão,, me deixa muito emocionada. Tempos bons!!! Parabéns pela postagem!!!!

    setembro 23, 2020
POST A COMMENT