Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

O Natal em Gramado

Sair de um extremo a outro do Brasil não é fácil. Considere ainda os horários de voos disponíveis em Roraima, meu local de origem, com uma criança de dois anos. Mas, quem mora por aqui já está “acostumad@” com esses desconfortos na hora de viajar. O que nos resta é torcer para que os nossos governantes façam algo para termos mais opções de voos e companhias aéreas operando no nosso estado.

Reclamações à parte e, depois de muito pinga-pinga (BV-BSB-SP-POA), chegamos a Porto Alegre e, em duas horas, estávamos em Gramado.

A cidade é totalmente preparada para receber os visitantes. Muita gente educada e simpática por lá. Você nota que as pessoas, em todos os pontos turísticos, foram qualificadas em relacionamento interpessoal.

Sem falar que a cidade é linda demais. Parece que fomos transportados para outro mundo. Ainda mais no Natal, época do ano que Gramado ferve de turistas e atrações para toda a família.

Ficamos hospedados no hotel Villa Aconchego, que fica bem próximo ao Museu de Cera Dreamland, muito conhecido por lá. Por sinal, o local é bem bacana. Simples e limpo. Com café da manhã bem servido.

Você confere abaixo os pontos turísticos visitados por nós durante os oito dias que estivemos em Gramado e um resumo das nossas impressões:

Avenida Borges de Medeiros

Depois de descansarmos um pouco, fomos para a Avenida Borges de Medeiros, um dos cartões-postais dos gramadenses.  De cara, dá para conhecer mais outros pontos importantes para os visitantes, como a Rua Coberta, Catedral de São Pedro e a Fonte do Amor. Além deles, tem ainda o Palácio dos Festivais, onde ocorre anualmente, em agosto, o Festival de Gramado.

Igreja Matriz, Gramado

Avenida Borges de Medeiros.

Fonte do Amor, em Gramado. Cada cadeado custa R$30.

Você se perde em meio aos enfeites, os sabores e às lojinhas fofas de artesanato. Agora, prepare-se: os preços em Gramado são bem altos. Pratos saem por R$ 100 por lá. No geral, o bom é fazer uma pesquisa antes de entrar nos restaurantes. Além das belezas naturais, do Natal e do Frio, Gramado é reconhecida pelos chocolates e pela rica gastronomia. Quem gosta de comer bem, vai amar.

Às 20h30, começou o espetáculo a céu aberto no Palácio, com a chegada do Papai Noel e o acendimento das luzes com direito à neve de espuma.

Ao final, pegamos um uber, transporte muito barato por lá, e retornamos ao hotel para aproveitarmos os dias seguintes.

Snowland

Pra quem nunca foi a um lugar com neve, basta ir no Snowland. Bom, achei caro o ingresso, mas compatível com a estrutura de manter tudo na temperatura de -5ºC. Confesso que fiquei decepcionada com o espaço da Montanha de Neve, achava que era mais lúdico e tivesse mais espaço para crianças pequenas aproveitarem. O único “esquibunda” que tem para os pequenos, adulto não pode acompanhar 😩. Neném não se adaptou às várias camadas de roupa, ficou bem irritado. No fim, valeu pra acompanhar a diversão dele no Play, lugar mais quente do Snowland hehehe, e adaptado para crianças pequenas.

Play do Snowland. É ideal para crianças pequenas.

Lago Negro

Lago Negro, em Gramado.

É lindo e um ótimo lugar para passear. Achei bem romântico. Recomendo!

Parque Florybal

Alguns amigos recomendaram esse Parque, que está localizado em Canela. É um bom local para levar crianças, principalmente, as pequenas. Ele é gigante!

Fábrica de Chocolates Prawer

Um passeio rápido e gratuito. O local suporta grupos pequenos, pois é uma Fábrica Artesanal.

Fachada da Fábrica de Chocolates Prawer, em Gramado.

Loja de Chocolates da Caracol

Essa Loja é bem instagramável, como tudo em  Gramado. Espaço bem lúdico e fofo.

Cachoeira Caracol

Cachoeira Caracol com muita neblina.

Muito linda! Vale a pena a visita. Infelizmente, não foi possível conferir com detalhes a paisagem, por conta da neblina.

Mundo a Vapor

Fachada do Mundo a Vapor, em Gramado.

Pra quem tem curiosidade sobre as máquinas a vapor, vale muito a pena! Realmente, é um passeio mega nerd. Eu gostei! Pena que não deu pra conferir a fala dos guias, porque o neném queria correr pelo local! Levem crianças acima de 5 anos, porque elas vão aproveitar mais!

Natal Luz

É bonito o espetáculo de carros alegóricos, mas achei caro demais. O horário do show também é tarde, principalmente, para quem tem criança pequena.  O desfile que assisti começava às 21h (Era o único horário disponível nas datas que tínhamos).  O ruim foi o retorno para o hotel, pois os ubers da cidade estavam todos lotados e os táxis também. Tivemos que andar um pouco até conseguir encontrar um carro disponível. A cidade é bem segura, o que é um alento!

Museu da Moda

Fachada do Museu da Moda

Pra mim, que estou amando aprender sobre esse assunto, foi MARAVILHOSO! Não é um dos passeios mais populares de Gramado|Canela, mas vale MUITO! Quem gosta de história e arte, vai curtir também.

O Museu foi criado por uma estilista gaúcha, a Milka Wolff, que sonhou em construir um espaço que reconstruísse a estética de 4 mil anos do vestuário feminino. O acervo apresenta peças originais e antiguidades. O lugar é enorme!

Segundo o MUM, a tecelagem, o tingimento, os aviamentos e as costuras das peças da exposição obedecem rigorosamente a cada período retratado.

Tour da Maria Fumaça

Esse tour está incluso: Ida à Malharia; Vinícola; Loja da Tramontina; Loja de Queijos; Epopéia Italiana e o Trem Maria Fumaça. Por mim, só teria o Trem e a Epopéia Italiana. Eu amei o passeio de Trem e achei mega divertido! O Neném AMOU! Pena que o nosso horário estava previsto para às 16h! Então, passamos por todo esse percurso até chegar à Maria Fumaça, o que foi cansativo.

O espetáculo da Epopéia Italiana é muito bom! Super recomendo também!

Catedral de Pedra de Canela

No último dia livre em Gramado, resolvemos ficar em Canela e visitar a Catedral de Pedra. A cidade é muito fofa e a Igreja é linda! Em torno da Catedral, você encontra muitas lojas de artesanato e restaurantes.

Crédito da foto de abertura: Blog https://www.natal-luz-de-gramado.com/