Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

8 Benefícios que a Meditação pode fazer por você!

A prática meditativa é cada vez mais popular e, hoje, está inclusa no Sistema Único de Saúde (SUS), como Terapia Complementar Integrativa. Universidades mundialmente conhecidas, como Harvard, Columbia e Yale, por exemplo, já estudam os efeitos positivos da Meditação na vida das pessoas. Na Universidade Federal de São Paulo (Unifesp), uma das mais prestigiadas do Brasil, há um Centro de Mindfulness (Atenção Plena), que também utiliza a Meditação em seus estudos e realiza treinamentos para profissionais.

Mas, afinal, o que significa Meditar?

Existem vários autores que conceituam a Meditação, mas, de modo geral, Meditação é sentar em silêncio e trazer a sua mente para o presente, seja focando na sua própria respiração, em um ponto fixo, ou em algum objeto. A ideia é que você barre as suas aflições cotidianas por um momento e se atenha no momento atual (O Agora).

Agora que você sabe o que é, vamos ver os benefícios de você praticar a Meditação!

1.REDUZ A ANSIEDADE!

Crédito: Giphy.

Como as técnicas Meditativas trabalham a respiração, por consequência, a prática nos ajuda a desacelerar e a promover o nosso bem-estar mental. Ao buscar o foco no presente, paramos um pouco de nos preocupar com o futuro e aprendemos mecanismos para controlar a ansiedade e o pensamento acelerado.

2.DIMINUI O ESTRESSE!

Segundo pesquisadores do Davis Center for Mind and Brain da Universidade da Califórnia,  pessoas que meditam diariamente há mais de dez anos apresentam uma diminuição na produção de adrenalina e cortisol, hormônios associados à Ansiedade, Déficit de Atenção, Hiperatividade e Estresse. Conforme a pesquisa, ao realizar a prática, as pessoas experimentam um aumento na produção de endorfinas, que  melhoram a sensação de bem-estar.

Respire conforme a figura. Crédito: Giphy.

3.MELHORA O SONO!

Ao estimular a produção de hormônios ligados ao bem-estar, a Meditação proporciona ainda a melhora do sono. De acordo com um estudo realizado em 2008, pelo Northwestern Memorial Hospital, de Illinois, a Meditação feita durante o dia estimula a qualidade do sono.

Crédito: Giphy.

4.PROMOVE O ALÍVIO DA DOR

O hábito de meditar todos os dias provoca uma resistência à dor. Uma pesquisa realizada pelo Departamento de Fisiologia da Universidade de Montreal comprovou, ao encostar placas aquecidas nas nucas de 26 pessoas, 13 delas sem contato com a técnica e outras 13 com mais de mil horas de experiência em meditação. Durante o estudo, a placa era aquecida, inicialmente, a 46 graus, e depois aumentavam gradativamente até chegar nos 56 graus. Quem realizava a meditação suportavam temperaturas acima dos 52 graus. 
O mesmo estudo identificou que os meditadores precisam de menos analgésicos e sofrem menos pela antecipação da dor.Os cientistas concluíram que o hábito de meditar provoca um aumento da resistência à dor em 18%.

Crédito: Giphy

5.REFORÇA O SISTEMA IMUNOLÓGICO

Segundo pesquisadores da Universidade de Yale, o aumento da atividade cerebral vinculada aos pensamentos positivos tem influência direta na maior produção de anticorpos.

6.ESTIMULA A ATENÇÃO

Inspirada na Fundação David Lynch, algumas escolas estaduais em Minas, Rio de Janeiro e São Paulo realizaram programas de Meditação, chamados de Tempo de Silêncio, no qual alunos os alunos poderiam aproveitar 15 minutos para meditar. Como resultado, os ficaram mais tranquilos, focados e com maior capacidade de apreender informações.


Pesquisadores de Harvard, Yale e MIT chegaram a conclusão que as áreas do cérebro responsáveis pela memória e pela atenção ficam mais densas quando se medita.

7.MELHORA O SISTEMA CARDIOVASCULAR

A Universidade de Ciências da Saúde da Geórgia, nos Estados Unidos, realizou um estudo que demonstrou uma redução nos riscos de doenças cardíacas em jovens. Segundo a pesquisa, aqueles que tinham o hábito de meditar duas vezes ao dia, durante 15 minutos, ao longo de 4 meses, melhoraram o sistema cardiovascular. Enquanto os demais, que não meditaram, tiveram orientações médicas.

Crédito: Giphy

Outro levantamento feito pela Universidade da Califórnia mediu o acúmulo de gordura nas artérias de 30 pessoas com pressão alta. Depois de meditar 20 minutos, duas vezes por dia, ao longo de sete meses, a quantidade estava menor, enquanto que ela não havia sido alterada no grupo de controle. Segundo a Associação Americana do Coração, Meditar também é útil para reduzir em 47% as chances de ataque cardíaco e infarto em adultos.

8.REDUZ ÍNDICES DE DIABETES

Segundo a Sociedade Brasileira de Diabetes, os hormônios de estresse podem alterar diretamente sua glicemia, impedindo seu corpo de produzir insulina ou mesmo utilizá-la adequadamente. O relaxamento provocado pela Meditação contribui para que a pessoa com diabetes tenha mais foco, bem-estar e, com isso, reduz os índices de hormônios como cortisol e adrenalina.

Crédito: Jared Rice/Unplash.

ONDE PRATICAR?

No Youtube existem vários canais que proporcionam Meditação Guiada. Também há várias técnicas de relaxamento. Só encontrar por aquela que seja mais adequada pra você. Existem Aplicativos, como o Zen, 5 Minutos e o Lojong, que são voltados ao relaxamento.

Agora, se você quer algo presencial em Boa Vista, basta ir ao Studio Yôga & Fisioterapia Rio Branco, que costuma realizar atividades variadas para o bem-estar. Outra dica é a iniciativa do instrutor de Yôga, Erick Balbás, que promove sessões gratuitas na praça. 

 

 

 

POST A COMMENT