O encontro entre a Moda e a Pintura
As cores, os traços, as texturas e o estilo de quadros importantes da História da Arte servem de fonte de inspiração para muitos Designers de Moda. Não basta ter um know-how artístico, mas também capturar o “Zeitgeist”, o Espírito do Tempo, que marca o comportamento de uma época. É a releitura traduzida nas peças de roupa, que vão ser objeto de estilo e desejo para muita gente nas ruas.
Algumas coleções tornam-se históricas, por suas colaborações com lendas das Artes, como a célebre parceria entre Dalí e Schiaparelli. Confira os encontros entre a Moda e as Artes:
1.YSL + Mondrian
A coleção de outono-inverno de 1965 do estilista Yves Saint Laurent ficou marcada na História da Moda, com uma série de vestidos inspirados nos quadros do pintor holandês Piet Mondrian. A obra Composição com Vermelho, Amarelo e Azul, uma das artes abstratas geométricas, impressa nas telas do artista, foi protagonista de um dos vestidos mais célebres do YSL.
2.Picasso + Viktor & Rolf
Outro pintor, cujas as artes foram temas de coleções de estilistas, foi Pablo Picasso. O espanhol foi inspiração para a grife Viktor & Rolf, no desfile de Alta-Costura de primavera-verão, em 2016. Na ocasião, vestidos brancos com impressões cubistas, tais como a do pintor, foram colocadas na passarela. Com uma coleção cheia de babados, assimetria e tecidos estruturados, as modelos cruzaram o catwalk até mesmo com os rostos cobertos.
3. Dalí + Schiaparelli
A estilista Elsa Schiaparelli marcou a convergência entre a Moda e a Pintura. Ela construiu uma parceria frutífera com o pintor catalão Salvador Dalí, com peças que parecem verdadeiras obras de arte surrealistas.
4.Moschino + Roy Lichtenstein
A Moschino apresenta uma moda pop e irreverente, tais como as obras do artista americano Roy Lichtenstein. O pintor foi motivo da coleção de Primavera-Verão em 1991 da grife italiana.
5.Dolce & Gabbana + Pintura Renascentista
Em 2018, a grife italiana Dolce & Gabbana prestou uma homenagem aos pintores renascentistas Leonardo Da Vinci, Boticelli e Michelangelo.
6.Ronaldo Fraga + Cândido Portinari
Ronaldo Fraga é um estilista mineiro, que sempre prestigia a arte brasileira. Em 2016, ele fez a coleção “O Caderno Secreto de Cândido Portinari”. Na São Paulo Fashion Week N47, a obra “Guerra e Paz”, do pintor Portinari, serviu de inspiração para a coleção do Designer. Moda, arte e pensamento crítico caminham juntos!
7. Osklen + Tarsila do Amaral
A Modernista Tarsila do Amaral, da tradicional Semana de Arte de 1922, foi tema da pocket collection da Osklen.
8.Matisse + Saint Laurent
Yves Saint Laurent foi um dos estilistas que mais homenageou as Artes Plásticas. Aqui, ele se inspira nas obras do Henri Matisse para compor as estampas dos vestidos. Os quadros Le Gerbe e L´escargot foram alguns utilizados por ele na arte de vestir.
9.Monet + Galliano
Em 2007, o então diretor criativo da Dior, John Galliano se inspirou em uma das telas de Monet para compor um vestido. O quadro escolhido foi Vétheuil. Em 2009, outro estilista, Albert Kriemler, criou uma coleção baseada nas obras impressionistas de Monet para a grife Akris.
10.Warhol + Ungaro
Andy Warhol não só foi tema, como também fez um vestido. Ele foi a inspiração para o designer Emanuel Ungaro, nos anos 90, que fez uma releitura das flores saturadas do artista para a marca Parallèle.
11.Campbell´s + Warhol
EM 1960, Andy Warhol fez sucesso ao pintar um quadro com os rótulos das Latas Campbell´s. Embalado pelo Buzz provocado pela obra, a marca de sopas resolveu transformar a tela de Warhol em roupas e compôs um vestido estampado com as latas Campbell´s.
12.Van Gogh + Vans
As Artes Plásticas também viraram estampas de marcas de streetwear. A Vans, conhecida pelo estilo esportivo, fez um coleção baseada nos quadros do artista holandês Van Gogh.
13. Diego Velázquez + Lacroix
O quadro A infanta, do século XVII, do espanhol Diego Velázquez, foi a inspiração para a alta – costura de Christian Lacroix, da coleção outono-inverno 2006.