Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

Bem-vind@ à Westworld

Sabe quando você acaba de ver um filme ou um seriado, mas os acontecimentos que passam por lá não saem da sua cabeça?

O assunto fica tão insistente na sua mente, que você não aguenta. Precisa externar e comentar com alguém. É como um vulcão prestes a entrar em erupção. É assim que estou neste momento, após conferir a season finale da terceira temporada de Westworld, série de ficção científica da HBO.

Qualquer semelhança com o Homem Vitruviano, de Leonardo Da Vinci, NÃO é mera coincidência.

A atração, desde o início, nos leva a questionar temas cada vez mais presentes na nossa vida, principalmente, com o avanço da tecnologia, como livre-arbítrio, transparência, privacidade e ética.

  1. Afinal, já pararam pra pensar o quanto de informações fornecemos às empresas de tecnologia para termos acesso às mídias sociais?
  2. O que essas empresas fazem com todas as informações gratuitas que fornecemos?
  3. Como elas utilizam esses dados todos?

Carros automatizados já são uma realidade.

Esses tópicos estão alinhados com a nossa realidade e jogam na nossa cara que Westworld está longe de ser completamente futurista, pois muitas das tendências que aparecem lá, já estão presentes hoje ou perto de serem produzidas.

Aplicativo que encontra as pessoas para fazerem trabalhos ilegais, ao mesmo tempo, em que pega todos os dados dos usuários.

Em um recente artigo da revista Forbes, o jornalista Bernard Marr, cita as tendências tecnológicas que definirão a próxima década, como a Inteligência Artificial e Internet das Coisas. Muitas delas, são vistas na série da HBO. Pois é.. não é de hoje que o Cinema e a TV refletem no surgimento de inovações tecnológicas.

O que eu quero reforçar com esse texto e fazer você pensar também é que:

Você está confortável em dar todas essas informações?

Você sairia da sua zona de conforto tecnológico, por exemplo, não ter Facebook ou Instagram, por exemplo?

Não ter SmartTV e Smartphone?

A ideia aqui não é levar você a abdicar de tudo, mas refletir: Alguém está lucrando com o que fornecemos e, infelizmente, não somos nós.

Questões filosóficas sobre a natureza humana, o jogo de poder (Político e monetário) e limites são assuntos recorrentes na terceira temporada. De um modo geral, Westworld trata da jornada de descobrir quem nós somos e a origem das nossas decisões. E, como essas perguntas poderão ser importantes para definir o nosso futuro.

 

 

 

 

POST A COMMENT