Começa a Semana Fashion Revolution 2020!
O movimento Fashion Revolution realiza a partir de hoje (20) uma Semana dedicada a debater e questionar as condições de trabalho na indústria têxtil, consumo e processos sustentáveis no mundo da Moda. O evento nacional vai até o dia 26 de abril.
Por conta do Isolamento Social, causado pelo novo Corona Vírus, a Semana Fashion Revolution 2020 será completamente digital. Outra novidade, é que pela primeira vez, Roraima terá uma programação local do Movimento Internacional.
A campanha de 2020 aborda quatro temas: consumo, composição, condições de trabalho e ações coletivas. A programação, que acontece simultaneamente em mais de 100 países, terá lives diárias no insta do Fashion Revolution Brasil e vídeos, com participações de pesquisadores, educadores, trabalhadores da cadeia produtiva, criativos, agências de tendências, ONGs, imigrantes, políticos, ambientalistas e cooperativas de periferias.
Veja abaixo a programação NACIONAL no insta @fash_rev_brasil
20/04 às 19 horas – Abertura e o Futuro do Consumo
Helio Mattar, presidente do Instituto Akatu
Fernanda Simon, diretora executiva do Fashion Revolution Brasil
21/04 às 19 horas – Educar para Revolucionar
Yamê Reis, IED
Eloisa Artuso, diretora educacional Fashion Revolution Brasil
22/04 às 19 horas – Plástico, oceanos e a moda: Qual a relação?
Paulina Chamorro, jornalista ambiental
Gabriela Machado, Roupartilhei
23/04 às 19 horas – Qual é a situação dos trabalhadores do Brasil durante a pandemia?
Carla Aguilar, do CAMI – Centro de Apoio e Pastoral do Migrante
Iara Vidal, representante Fashion Revolution Brasília
24/04 às 11 horas – Ideias para adiar o fim do mundo
Ailton Krenak – líder indígena, ambientalista e escritor
Iara Vidal, representante Fashion Revolution Brasília
24/04 às 19 horas – 7 anos após Rana Plaza
Leonardo Sakamoto, Repórter Brasil
Eloisa Artuso, diretora educacional Fashion Revolution Brasil
25/04 às 19 horas – Ação Coletiva: como a sociedade civil pode se organizar por um bem comum
Maristella Ianuzzi, ONU Mulheres
Marina de Luca, Moda Limpa
26/04 às 19 horas – A moda que queremos
Lilyan Berlim, professora e escritora
Fernanda Simon, diretora executiva do Fashion Revolution Brasil
Além das lives no perfil oficial do Movimetno, ocorrerão mais de 90 ações online, articuladas por 65 representantes voluntários em parceria com atores da cena local.
Roraima
Em Roraima, a programação será a seguinte:
A representante local do evento é a Designer de Moda e instrutora do Senac Roraima, Jéssica Alves. Ela explica a importância do nosso estado estar presente na Semana Fashion Revolution
A data de início do Movimento Fashion Revolution é o mesmo dia que ocorreu o desabamento do edifício Rana Plaza, em 2013. Este acontecimento serviu para levantarmos o incentivo a uma maior transparência, sustentabilidade e ética na indústria da Moda. Anualmente, na Semana Fashion Revolution, intensificamos ações e eventos provocando a conscientização dos setores da moda, em seus diversos segmentos, inclusive o consumidor, através de perguntas como: #QuemFezMinhasRoupas? #DoQueSãoFeitasMinhasRoupas?
Jessica também ressaltou a relevância deste evento internacional ter uma programação específica em Roraima.
Após a vinda dos Shoppings, percebo um crescimento de marcas e empresas do segmento de moda no estado, além da demanda por eventos, cursos e o interesse da população pela área. Vale ressaltar também que a maioria do mercado de Moda local é liderado por jovens e mulheres, as questões levantadas pelo movimento são pertinentes aos modelos de negócios que vão surgindo assim como revelar a importância da transparência no setor.
Quase em sua totalidade o mercado de Moda local é de varejo e feito através de compra de fornecedores de outros estados e pouca produção local, os temas que levantamos nas nossas perguntas despertam a curiosidade e a busca por informações que agreguem o negócio local rumo à uma indústria mais justa, ética e ecológica.
Acompanhe a programação completa no hotsite Semana Fashion Revolution.
Fashion Revolution
O Movimento foi criado após um conselho global de profissionais da Moda se sensibilizar com o desabamento do edifício Rana Plaza, em Bangladesh, que causou a morte de mais de mil trabalhadores da indústria de confecção e deixou mais de 2.500 feridos.
A campanha #QuemFezMinhasRoupas surgiu para aumentar a conscientização sobre o verdadeiro custo da moda e seu impacto no mundo, em todas as fases do processo de produção e consumo.
No Brasil, o Fashion Revolution atua há 5 anos e hoje está estabelecido como Instituto Fashion Revolution Brasil.