True Cost mostra o impacto da indústria na Moda no Mundo
Você já parou para pensar sobre:
- Quanta roupa existe no mundo?
- Onde essas roupas vão parar após o descarte?
- Quem faz as roupas que você veste?
O documentário True Cost, dirigido pelo cineasta Andrew Morgan, revela para o público as respostas impactantes para todas essas perguntas. É chocante descobrir o quanto as roupas que compramos em lojas de “moda rápida” (fast fashions) abalam muitos países pobres ao redor do mundo.
O longa explica que, para reduzir os custos das roupas, as grandes empresas de Moda tiveram que terceirizar globalmente a confecção. Então, muitas peças que usamos são feitas na China, Índia, Bangladesh, Vietnã e Camboja.
A venda de roupas baratas produziu um impacto social, político, econômico e ambiental nesses países. Muitos dos trabalhadores recebem salários muito baixos e atuam em condições insalubres.
O consumo desenfreado por roupas baratas trouxe várias tragédias. Uma delas ocorreu em abril de 2013, quando o prédio Rana Plaza, em Blangladesh, desabou matando 1.133 pessoas. O edifício abrigava cinco fábricas de confecção de roupas e apresentava mais de 2 mil trabalhadores. Dias antes da queda do prédio, os funcionários relataram à gerência o aparecimento de rachaduras nas paredes, mas todos foram ignorados.
Na contração da onda consumista produzida pelas grandes indústrias, surgiu o Slow Fashion, que sugere comprar menos e obter peças de melhor qualidade.
O documentário não está mais disponível na Netflix. Mas, você pode assisti-lo por aqui: