Raphaela Queiroz

Jornalista Digital. Mestre em Letras. É Diretora Criativa da #Damô e coolhunter em formação. Está em constante aprendizado.  Nostálgica, falante e curiosa. Com a Damorida, pretende informar e entreter. Divertir e incentivar a todxs!

A #Damô é um site que tem a proposta de difundir a importância da Saúde Mental.

Sorry, no posts matched your criteria.

Raquel Duarte é um tapa no conservadorismo

Se você tem uma conta no Instagram é  possível ver o  feed de uma mulher ruiva, belíssima e com curvas voluptuosas.  Nas imagens, ela parece uma pintura renascentista.  O nome dela é Raquel Duarte, uma fotógrafa que sai dos bastidores para ficar em frente às câmeras, totalmente nua e botando todo mundo para discutir sobre feminismo, nudez, relacionamentos e cultura. Raquel foi assunto de vários sites, como Ig e Bol, além de matéria da Rede TV.

Gaúcha, casada e mãe. Ela não tem medo de haters. Já teve seu perfil denunciado várias vezes. E, por isso, muita gente que curte os trabalhos dela tem dificuldades de encontrá-la. Como para nós da #Damô, nada é impossível, eis aqui o novo Ig: @Raquel_Duartt_. Hoje você vai conhecer um pouco da musa do autorretrato!

#Damô: O que levou você a criar uma conta de autorretratos no instagram? Foi por causa do bloqueio da sua página no facebook??

O Instagram foi apenas mais um veículo de exposição. Infelizmente, não posso postar meu trabalho no facebook e Instagram na íntegra por causa da censura. Por esse motivo, resolvi criar um grupo no whats para divulgar meus autorretratos apenas para fãs.

#Damô: Quem são as suas musas inspiradoras? Vi que algumas fotos suas são inspiradas na Marilyn Monroe..

Várias. Marilyn Monroe sempre foi uma inspiração, pelo carisma e força. Ela enfrentou muitos preconceitos por ser uma mulher à frente do seu tempo. Mulheres fortes como Nahui Olin e Frida Kahlo sempre me inspiraram.

#Damô: Algumas fotos suas parecem pinturas renascentistas. Qual é a dica para as fotos ficarem nesse aspecto? Tem algum filtro especial que você utiliza?

Procuro sempre ambientes claros e como tenho a pele bem clara esse efeito renascentista acaba surgindo naturalmente. Sempre fui apaixonada por artes plásticas, estudei as poses das modelos, a delicadeza das mãos e pés, assim  como a direção e o caimento da luz sobre o corpo dentro do quadro. Acredito que essas observações me levam a reproduzir esses aspectos naturalmente.

#Damô: Como você lida com o assédio na sua página? 

Fico muito feliz com o carinho do público. Recebo em média mil seguidores diários. Em pouquíssimo tempo de exposição, já tenho o prazer de compartilhar meu trabalho com mais de 200 mil pessoas. Infelizmente, existem muitas pessoas que não sabem apreciar a arte sensual. Não tolero comentários grotescos e normalmente excluo e bloqueio vários seguidores mal-educados por dia.

#Damô: Você posta muitas opiniões nas legendas das suas fotos e muitas delas deixam os conservadores de cabelo em pé. Você diz que muitos homens, mas principalmente, mulheres, criticam o seu trabalho. Como você analisa esse fato?  

Vivemos em uma sociedade falsamente moderna. O Brasil ainda é um país extremamente moralista. Sou uma mulher atípica, à procura da minha própria identidade. Sou uma mulher profissional, independente e vivo de acordo com os meus próprios princípios. Meu trabalho representa a liberdade de ser única. Desenvolvo uma autobiografia visual onde exponho o que ainda é tabu para as mulheres: o corpo e a sensualidade. Meu trabalho, infelizmente, choca os conservadores que querem encaixar as mulheres em certos padrões de comportamento.

#Damô: Você já sofreu algum preconceito por parte de pessoas próximas ou até mesmo clientes por conta dos autorretratos? Tipo, alguém do seu convívio não concorda com as suas postagens?

Alguns familiares enviaram print do conteúdo do meu perfil para meu marido com frases do tipo “Você vai aceitar sua mulher se expondo dessa forma na internet ?” . Também recebo mensagens longas denegrindo minha imagem de forma extremamente agressiva. Cheguei a ser ameaçada com a frase: “Você está pedindo para ser estuprada!”. Uma mulher chegou ao cúmulo de escrever, assim: “Por causa de mulheres como você que nossos maridos se masturbam. Vocês são a destruição das nossas famílias!”. Eu fiquei completamente chocada! Xingamentos que denigrem a mulher visando apenas sua sexualidade são constantes. Mas isso não me desmotiva, pelo contrário, tenho mais força de vontade de mudar essa consciência opressora. O preconceito por ser uma mulher casada e mãe também é terrível. Isso apenas me incentiva a escrever textos sobre relacionamentos livres de ciúmes, relacionamentos verdadeiros sustentados pelo amor, não pela posse. Críticas me impulsionam a escrever e fotografar com intuito de quebrar paradigmas e mudar essa consciência preconceituosa.

#Damô: Você mostra que gosta muito de ler nas suas postagens. Quais os seus autores preferidos?

Vários. Sou apaixonada por literatura e atualmente estou apaixonada pela obra de Clarissa Pinkola Estés. Tenho profunda admiração por diversos autores como William Shakespeare, Leon Tolstói, Agatha Christie, Harold Robbins, Machado de Assis, Oscar Wilde, Franz Kafka, Clarice Lispector, Angela Cárter, Simone de Beauvoir, Fiódor Dostoiévski, Tobert Louis Stevenson, David Levithan, Francisco de Oliveira, entre outros. Gosto muito de filosofia também. Admiro filósofos como Michel Foucault, Nietzsche e Karl Marx.

#Damô: Você demonstra muita autoconfiança em posar nua. Como conquistar esta autoconfiança em relação ao corpo em meio a tantas pressões?  

Nunca deixei opiniões alheias interferirem em minha autoestima. Sempre existirá pessoas incapazes de enxergar a beleza única de cada mulher. Gosto do meu corpo e procuro mantê-lo em forma, porém, sem neuras.

#Damô: Uma das fotos que gerou mais polêmica no seu ig foi a da cesariana. Por que você acha que essa imagem gerou tanto burburinho?

Somos bombardeados com imagens de mulheres perfeitas o tempo todo, onde não vemos um pelinho fora do lugar. Resolvi quebrar esse paradigma ao me questionar: Por que mulheres sensuais não podem ter defeitos? Tenho uma cicatriz e nunca me senti menos bonita e sensual por causa disso. A cicatriz faz parte do meu corpo e representa o nascimento do meu filho. Ao postar um close da cicatriz junto a um texto sobre o assunto, fui criticada por pessoas que interpretaram minha atitude como tática para chamar atenção da mídia. Disseram que eu estava usando algo triste para as mulheres para ganhar fama, como se eu não fosse mãe e não tivesse realmente a cicatriz. Infelizmente, sempre haverá pessoas distorcendo as coisas. Sei que motivei muitas mulheres e isso é o que realmente importa.

#Damô: Recentemente, você passou a postar fotos exclusivas no whatsapp. Conta pra gente como surgiu essa ideia e se você pretende realizar outros projetos além das redes sociais. 

Após ter muitas fotografias denunciadas, percebi que eu não estava conseguindo divulgar meu trabalho com autorretratos. Notei que seguidores sempre deixavam o número do whats e me pediam para adicionar, mas eu nunca adicionei ninguém até ter a ideia. Resolvi criar um grupo para fãs e cobrar uma pequena mensalidade de R$20, porém, nunca imaginei o número imenso de seguidores dispostos a acompanhar meu trabalho. Dessa forma, tive que comprar um iPhone novo só para os grupos e estou muito feliz com minha nova empresa. O dinheiro arrecadado é utilizado para viagens, figurinos e tudo que é necessário para produção dos ensaios.

O post foi atualizado. A matéria original foi escrita em 2016 no site raphaelaqueiroz.com. Acessem o novo perfil da Raquel: https://www.instagram.com/raquel_duartt_/   

 

COMMENTS
  • Acompanho há um bom tempo, umas da mulheres mais lindas que ja vi na vida. perfect.

    abril 27, 2016
    • Uma Deusa, a mulher mais perfeita que ja vi sempre encantado com a arte dessa mulher!

      abril 28, 2016
    • As vezes nem acredito que ela exista…. Rs. Uma mulher inteligente, de opiniões fortes e, pra acabar com tudo, linda e sensual…

      junho 20, 2016
  • Como faço pra fazer parte do grupo do whatsapp?

    abril 27, 2016
      • Ela esta sempre abrindo outros grupos, maravilhoso o trabalho dela

        abril 27, 2016
  • E quem deseja participar desse grupo no zap, como deve fazer?

    abril 27, 2016
  • E a sigo no instagram e adoro! É uma mulher de opinião, bom gosto! Acho incrível essa confiança que ela tem em se expor, e acredito que é um ponto muito interessante pra aceitação da exposição feminina nas redes, sem aquele tabu de “fez coisa errada” e/ou “não deva ter enviado a nudes”. É tão natural, não faz mal a ninguém.. A mulher não devia ser julgada por isso, aliás, por nada!
    Como feminista admiro demais esse posicionamento dela!

    abril 27, 2016
  • me desculpem mas discordo de alguns pontos,dizer que ela tem defeitos ou que é comum,sendo que ela segue muito bem o o modo miss bumbum de ser(tem silicone inclusive),é muito deboche.ela pede dinheiro para postar foto de nu completo no whatsapp,arte é muito diferente disso,vejo isso como forma de se promover.se ela fosse muito preocupada com arte ñ colocaria silicone,ñ tiraria foto com whey protein,ou ñ treinaria seu bumbum pra ser perfeito,ela mostraria suas estrias e ñ se importaria com quantidade likes recebidos no face.

    abril 27, 2016
  • Uma amiga postou no histórico do snap e fiquei bem curioso sobre ela. Perguntei o nome, fui atrás e fiquei realmente impressionando com essa bela mulher. É tudo tão lindo e bem cuidado no que é visto nos registros. Não sei quando foi a última vez que me senti estupefato com uma mulher através de fotos, nem sei se tive essa sensação antes. Hahaha.

    Enfim, só sei que ainda estou impactado com o que ela produz. Inclusive a entrevista aqui foi um belo acréscimo. Muito bom mesmo, ambas estão de parabéns.

    abril 30, 2016
  • Como faço para participar do grupo do Whats ??!

    maio 3, 2016
  • Boa tarde, eu achei demais essa matéria com a Raquel Duarte. Sou fotógrafa também e por este motivo entrei em alguns grupos de fotografia no face e em um ou uns dos quais participo tive o prazer de conhecer e acompanhar o trabalho da Raquel, desde então eu a sigo, passei a seguí-la também no instagram. A acho linda, sensual e inteligente. Ela não é nada vulgar e passa suas mensagens através da sua arte. Por mais que suas fotos sejam de nudez, não vejo como vulgaridade, vejo fotos sempre nos trazendo, mesmo que subliminarmente, uma mensagem, um aviso… ou seja, suas fotos não são despropositadas, elas sempre têm uma razão de ser, sempre têm um significado. A Raquel tem todo um objetivo a atingir com sua bela arte, desmistificar certos comportamentos padrão que a sociedade nos impôs.

    maio 3, 2016
  • linda as fotos suas…adorei………..

    junho 7, 2016
  • acompanho vc no facebook………..

    junho 7, 2016
  • Boa tarde, Raphaela. Primeiramente, parabéns pelo trabalho. Em segundo lugar, você podeira se possível e se ainda tiver o contato da mesma, divulgar qual o perfil oficial da Raquel atualmente. Vários já foram excluídos e os fakes surgem como fungo no pão. Beijão.

    agosto 27, 2016
  • o corpo é dela e ela faz o que ela quiser . o conservadorismo está pouco se f*****do para isso . #bolsonaro2018

    fevereiro 26, 2017
  • Raj Hamil

    REPLY

    Publicação de fotos de uma mulher gostosa com pouca ou nenhuma roupa exibindo o corpo. Qual é a novidade disso? Por quê é um tapa no conservadorismo? Eu diria que é a tradição. Nesse sentido mostrar a raba pra todo mundo ver é até meio conservador. Até aí tudo bem, cada um faz o que bem entender da sua vida e whatever. Mas aí dizer que “a proposta é discutir nudez, sexualidade, feminismo, quebrar tabus” é uma piada de muito mal gosto. Por um lado é não querer assumir aquilo que faz, e por tabela diminuir, marginalizar o ato. Por outro, é de uma pretensão grotesca achar que todo mundo é estúpido a ponto de engolir essas asneiras. As asneiras não são a discussão de qualquer assunto, e sim querer vender uma coisa dizendo que é outra. Se eu assinar a mensalidade do grupo de whats dela entrarei num grupo de discussão desses importantes temas citados ou me juntarei a uma horda de punheteiros, entorpecidos demais com pornografia, que mal se dão conta que talvez devessem arrumar uma mulher de verdade, trepar às vezes, conversar e DISCUTIR com pessoas de verdade e largar a porra do celular de vez em quando? Taí, ela devia discutir os males da pornografia, porque está muito mais próximo do que realmente ela faz. Raphaela, já que você responde todo mundo, vê se pode me responder também, ok? Um jornalista, mesmo que digital (veja até que ponto chegou a especialização, hein?), não deveria incomodar mais, apurar mais, investigar mais e instigar mais aqueles que acompanham o seu trabalho ao invés de ficar postando “dicas” e reproduzindo matérias prontas gringas? Em outras palavras, você se considera mesmo jornalista?

    setembro 6, 2019
  • jalim

    REPLY

    da série: como requentar matéria de 2016 para manter clicks
    😀

    outubro 14, 2019
  • Felipe

    REPLY

    Matéria desonesta… tenta fingir que a Raquel apoia o Progressismo e Feminismo ou e que realmente ela faz alguma oposição ao Conservadorismo.

    Basta uma rápida olhada no twitter da dita cuja, para perceber o quão consciente, anti-feminista e direitista ela é.

    https://twitter.com/afrodite_10

    Obs: Inclusive ela apoia a Ayu, outra influencer magnifica de espectro Liberal e critica ferrenha ao Feminismo.

    dezembro 25, 2019
  • FELIPE PEREIRA

    REPLY

    Em resumo: fizeram uma “atualização” onde reiteram posicionamentos passados da dita cuja como atuais…
    E nao exalta a evolução que a mesma teve.

    Conveniente. E desonesto. Especialmente o título.

    dezembro 27, 2019
POST A COMMENT