
Documentário da Netflix aborda a importância do consumo consciente
Todo ano milhões de pessoas no mundo correm contra o tempo para aproveitarem as promoções da BlackFriday. Para contrapor esse movimento consumista, surgiu um novo estilo de vida: o Minimalismo.
Quem adota esse tipo de comportamento, resolve consumir menos para ter uma vida mais significativa. O lance é comprar, mas de forma consciente e adquirir apenas bens que fazem sentido emocional e que supram a necessidade de cada pessoa.
Joshua Fields e Ryan Nicodemus são amigos de longa data e resolveram abraçar esse lifestyle. Eles largaram as suas carreiras promissoras e lucrativas para terem mais satisfação na vida. Foi assim que nasceu o livro e, em seguida, o vídeo “Minimalismo: Um documentário sobre as coisas importantes”, que está disponível na Netflix.
De maneira leve, os amigos mostram como a vida deles mudou para melhor após virarem Minimalistas. Além de economizarem bastante, eles ganharam mais tempo, ao reduzirem suas posses, como roupas, móveis, utensílios domésticos e objetos decorativos.
Pode parecer radical, mas ser Minimalista não é sobre não comprar, mas dar valor às suas prioridades na vida. É aproveitar a nossa existência para fazermos tudo o que realmente importa e gastarmos o nosso rico dinheirinho com o que realmente é bom para nós.
Para entender mais o conceito, existem cursos aqui em Roraima sobre esse modo de vida. O Studio Yôga & Fisioterapia Rio Branco realiza palestras e oficinas periódicas sobre o tema. Outro documentário bacana para entender um pouco a filosofia é o Ordem na Casa, com a Marie Kondo, que também está na Netflix.